A Prefeitura de Canoas organizou uma expedição de ajuda voluntária para o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, devastado por um tornado na última semana. O ônibus partiu na noite desta sexta-feira (14), às 19h, levando pessoas dispostas a colaborar na reconstrução da cidade.
Solidariedade e mobilização
Os voluntários foram orientados a levar ferramentas e equipamentos, já que o trabalho será pesado e voltado para reconstrução de casas, telhados e estruturas públicas. A iniciativa busca retribuir a solidariedade recebida por Canoas em momentos de crise, como destacou o prefeito, Airton Souza, em um vídeo compartilhado nas redes sociais.
“Todo voluntário, toda pessoa que tem um bom coração e quer retribuir aquilo que nós recebemos o ano passado, está aí a oportunidade. Amanhã (sexta-feira), às 19 horas, em frente à prefeitura, estará saindo um ônibus com 40 pessoas para trabalharem lá. Vamos estender a mão para esta cidade e para os irmãos que estão sofrendo com a devastação que o tornado deixou”, afirmou o prefeito, que está em Brasília tratando de pautas ligadas à saúde do Hospital Universitário.
O prefeito também ressaltou que a prioridade é contar com pessoas ligadas à construção civil ou que tenham disposição para trabalhos de reconstrução.
LEIA TAMBÉM:
- Conheça a cidade que vai construir bunkers em escolas para proteger crianças de desastres naturais
- Conheça a lei que zera a conta de luz para milhões de famílias brasileiras
- Escola Sesi tem bolsas de até 100% no Ensino Médio; Saiba como se inscrever
Defesa Civil já em ação
Desde quinta-feira (13), a Defesa Civil de Canoas atua em Rio Bonito do Iguaçu com uma equipe de cinco integrantes. As ações se concentram na limpeza de residências atingidas, avaliação dos danos e apoio a prédios públicos como escolas e ginásios destelhados.
Máquinas como escavadeiras, caminhões e tratores foram mobilizadas para remoção de entulhos e liberação das vias. O cenário é de grande destruição: cerca de 90% do município foi afetado, deixando aproximadamente 68 mil pessoas desabrigadas.
O secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas, Vanderlei Marcos, destacou o compromisso das equipes:
“Nossa missão é oferecer apoio imediato às comunidades que mais precisam, trabalhando de forma rápida e organizada para garantir segurança e condições mínimas para que a população possa retomar sua rotina.”
União entre cidades
O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Bovino, agradeceu o apoio da Defesa Civil de Canoas e a mobilização dos voluntários.

