A Prefeitura de Canoas foi contemplada com os dois maiores lotes do programa federal Compra Assistida, garantindo o acesso à casa própria para mais 922 famílias. Os lotes, um de 478 e outro de 444 moradias, atendem moradores que vivem em aluguel social e famílias que tiveram suas casas destruídas pelas enchentes de 2024.
Com essa nova etapa, somada aos lotes já anunciados anteriormente pela Caixa Econômica Federal, 1.648 famílias de Canoas têm agora o acesso assegurado às novas residências por meio do programa.
Um recomeço para centenas de famílias
O prefeito Airton Souza destacou a importância da conquista.“Cada família que perdeu tudo nas enchentes e agora recebe a chave da sua casa tem uma oportunidade para recomeçar. Este é um passo concreto na recuperação de suas vidas e da cidade de Canoas.”
LEIA TAMBÉM:
- Aves furtadas no Zoológico de Sapucaia do Sul são encontradas em Nova Santa Rita
- Vale-alimentação e refeição: o que vai mudar com as novas regras decretadas por Lula?
- Previsão aponta rota de ciclone no fim de semana no RS, segundo MetSul
Como funciona o Compra Assistida RS
O programa permite que famílias afetadas pelas enchentes adquiram uma nova casa sem entrada ou financiamento. Os beneficiários podem escolher imóveis novos ou usados de até R$ 200 mil, em qualquer cidade do Rio Grande do Sul.
A compra é realizada pela Caixa Econômica Federal, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), e a chave é entregue diretamente às famílias contempladas.
Compra Assistida: apoio da Prefeitura de Canoas
A Prefeitura atua na organização e acompanhamento de todas as etapas do processo, garantindo agilidade, transparência e assistência completa às famílias. O prazo estimado para conclusão e entrega das moradias é de 90 dias.

