26.5 C
Canoas
26 de novembro de 2025

Justiça decide futuro de militar do Exército que matou morador de rua

Após ser agredido, o servidor público teria deixado o local e retornado portando uma pistola.

O subtenente do Exército Jader Luís da Cás foi condenado pelo homicídio de João Luís Paulo Machado Ferreira, de 38 anos, morador de rua.

A decisão considerou as qualificadoras de motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima, apontando vingança e impossibilidade de reação de João Luís. O julgamento foi conduzido pela juíza Anna Alice da Rosa Schuh na última segunda-feira (24), determinando que a pena seja cumprida em 12 anos em regime fechado.

Na época do crime, o militar ficou detido no 3º Batalhão de Polícia do Exército.

Justiça decide futuro de militar do Exército que matou morador de rua: Dia do crime

LEIA TAMBÉM:

De acordo com a denúncia do Ministério Público, o crime aconteceu na noite de 4 de agosto de 2023, no bairro Floresta, em Porto Alegre. O órgão afirma que o réu se envolveu em uma discussão com moradores em situação de rua momentos antes do ataque.

Após ser agredido, o servidor público teria deixado o local e retornado portando uma pistola.

Segundo o MP, o militar então disparou contra João Luís Paulo Machado Ferreira, que morreu ainda na cena do crime. O laudo de necropsia identificou oito perfurações por arma de fogo, incluindo um tiro na nuca.

O que diz a defesa

Na quarta-feira (26), o advogado Jader Marques, responsável pela defesa no júri, enviou nota à reportagem.

A Defesa do Subtenente Jader Da Cas informa que irá recorrer da decisão do Conselho de Sentença. No entender da Defesa, há nulidades graves que comprometem a regularidade da Sessão Plenária, especialmente a quebra da paridade de armas evidenciada pelo uso do sistema de Consultas Integradas pelo Ministério Público para acessar dados sigilosos de jurados, sem o consentimento ou conhecimento destes, o que foi vedado à Defesa .

A Defesa busca, portanto, a anulação do julgamento realizado.”

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
Estudante de jornalismo, o pelotense Matheus Ferreira escreve notícias sobre economia, segurança, cotidiano e saúde.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS