A Câmara de Canoas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Legislativo nº 139/2025, que denomina a praça localizada na Rua Arroio Teixeira, no bairro Estância Velha, como Praça Patrícia Rosa dos Santos. A homenagem é destinada à enfermeira canoense vítima de feminicídio em 2024.
Trajetória profissional de Patrícia Santos
Patrícia, conhecida como “Pati”, era profissional do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e se destacou pelo cuidado e dedicação aos pacientes. O principal suspeito do crime é seu ex-companheiro, médico, que segue preso preventivamente.
LEIA TAMBÉM:
- Empresa de Canoas vai indenizar funcionária demitida
- Consulta do IPVA 2026 RS libera valores e descontos, e motoristas correm para saber quanto vão pagar
Vereador destaca importância da homenagem
O autor do projeto, vereador Cris Moraes (PV), ressaltou o caráter simbólico da iniciativa, afirmando que a homenagem visa preservar a memória de Patrícia e conscientizar sobre a violência contra a mulher.
“Essa homenagem carrega memória, justiça e amor. Este projeto é um marco para que Canoas diga que não esquecerá Patrícia e que nenhuma outra mulher deve passar por isso”, disse o parlamentar.
Praça Patrícia Rosa dos Santos como espaço de memória
A nova denominação transforma o local em um espaço de memória, reflexão e combate ao feminicídio. A sanção da lei e a instalação da placa oficial devem ocorrer nos próximos dias, integrando o espaço urbano de Canoas como símbolo de respeito e lembrança à trajetória da enfermeira.

