28.3 C
Canoas
13 de dezembro de 2025

Chuva de meteoros Gemínidas: veja como acompanhar no RS

De acordo com a Nasa, esse corpo celeste pode ser o núcleo rochoso de um antigo cometa ou um asteroide que libera poeira ao se aproximar do Sol.

A chuva de meteoros Gemínidas começa a dar espetáculo no céu a partir da última quinta-feira (11) e deve se destacar como a mais intensa do ano. O fenômeno poderá ser observado parcialmente em todo o Brasil.

Segundo o site especializado Star Walk, o auge da chuva ocorre entre as noites de sábado (13) e domingo (14), com maior concentração de meteoros nas primeiras horas do dia 14. Como a atividade é prolongada, a observação também é recomendada nas noites anteriores e posteriores ao pico. Em locais com céu escuro e boas condições de visibilidade, é possível observar dezenas de meteoros por hora.

Chuva de meteoros Gemínidas: veja como acompanhar no RS: Dias que vão ocorrer

LEIA TAMBÉM:

Em situações ideais com pouca poluição luminosa, céu limpo e ausência do brilho da Lua a taxa pode ultrapassar 100 meteoros por hora. O número, no entanto, varia conforme a região e as condições locais de observação. Dados indicam que, no Brasil, as estimativas vão de cerca de 35 meteoros por hora no Sul a mais de 80 em áreas do Norte do país.

A atividade das Gemínidas ocorre entre os dias 11 e 16 de dezembro, sendo o melhor horário para observação entre o fim da noite e o amanhecer, especialmente a partir das 22h. Especialistas recomendam escolher locais afastados de luzes artificiais e evitar observar o céu com a Lua no campo de visão, já que o luar pode dificultar a visualização dos meteoros mais fracos.

Diferente da maioria das chuvas de meteoros, que se originam de cometas, as Gemínidas têm como fonte o asteroide 3200 Phaethon. De acordo com a Nasa, esse corpo celeste pode ser o núcleo rochoso de um antigo cometa ou um asteroide que libera poeira ao se aproximar do Sol.

É essa trilha de detritos que a Terra atravessa em dezembro, provocando os riscos luminosos que parecem surgir da constelação de Gêmeos.

Ao entrar na atmosfera terrestre a cerca de 35 quilômetros por segundo, as partículas se incendeiam e formam rastros brilhantes, alguns deles multicoloridos e com duração mais prolongada no céu.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
Estudante de jornalismo, o pelotense Matheus Ferreira escreve notícias sobre economia, segurança, cotidiano e saúde.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS