O Rio Grande do Sul terá um fim de semana pré-Natal marcado por contrastes no tempo. Enquanto o sábado (20( será dominado por sol e calor intenso, o domingo (21) traz um cenário de instabilidade, com possibilidade elevada de temporais em diversas regiões do estado.
Neste sábado, o tempo firme predomina do início ao fim do dia. Uma massa de ar quente atua sobre o território gaúcho, favorecendo a rápida elevação das temperaturas ao longo da manhã. Apesar do começo do dia com clima mais ameno, o calor se intensifica ainda antes do meio-dia.
Calor forte marca o RS antes de virada no tempo com risco de temporais: As temperaturas
LEIA TAMBÉM:
- Trensurb entrega presentes para crianças em escola de Canoas
- Motorista com dívida pode ter CNH suspensa? Veja resposta
- Justiça mantém condenação de Nego Di por estelionato com loja virtual
As máximas devem variar entre 32ºC e 35ºC na maior parte das cidades, podendo alcançar entre 36ºC e 38ºC em áreas pontuais.
Em Porto Alegre, o céu aberto contribui para uma tarde quente, com previsão de máxima em torno de 34ºC, após mínima de 19ºC.
No domingo, o dia começa com sol entre nuvens e sensação de abafamento. Antes da chegada da chuva, os termômetros voltam a subir e superam os 35ºC em várias regiões, condição que favorece o desenvolvimento de instabilidades atmosféricas.
A mudança no tempo ocorre entre a tarde e a noite, com avanço da instabilidade a partir do Oeste e do Sul do estado. A combinação do calor acumulado com a chegada de áreas instáveis cria ambiente propício para a formação de fenômenos severos, como pancadas de chuva localmente intensas, queda de granizo e rajadas de vento que podem variar entre 80 km/h e 100 km/h, com possibilidade de valores ainda mais elevados em casos isolados.
Na capital gaúcha, o domingo também será de calor intenso. A mínima prevista é de 21ºC, com máxima próxima dos 35ºC. A virada do tempo em Porto Alegre deve ocorrer entre o meio da tarde e a noite, quando aumenta a nebulosidade e há risco de temporais acompanhados de ventos fortes.
Diante do cenário, a orientação é de cautela, especialmente para atividades ao ar livre no final do domingo, além de atenção aos possíveis efeitos das rajadas de vento.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para tempestades em todo o Rio Grande do Sul, válido das 6h de domingo (21) até o meio-dia de segunda-feira (22).

