Um projeto em tramitação no Senado propõe a criação de uma rede de academias públicas e gratuitas em todo o Brasil como forma de combater o sedentarismo e a obesidade. A iniciativa é do senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e institui o Programa Nacional de Academias Públicas (Pronap).
A proposta prevê que o governo federal repasse recursos a estados e municípios para a implantação e manutenção de espaços destinados à prática de atividades físicas, abertos à população. A intenção é ampliar o acesso ao exercício físico, especialmente para pessoas que não têm condições financeiras de frequentar academias particulares.
De acordo com o senador, apesar da grande oferta de academias privadas no país, uma parcela significativa da população acaba excluída por falta de recursos. Para ele, disponibilizar locais gratuitos e seguros para a prática de exercícios é uma medida eficaz para melhorar a qualidade de vida e a saúde dos brasileiros.
Projeto no Senado propõe criação de academias públicas e gratuitas no Brasil: Parcerias para viabilizar
LEIA TAMBÉM:
- Mulher é presa com 240 quilos de maconha em Porto Alegre
- Claudia Leitte é denunciada pelo MP
- Calor forte marca o RS antes de virada no tempo com risco de temporais
O Pronap prevê academias voltadas a pessoas de todas as idades, com acompanhamento de profissionais de educação física, garantindo segurança e incentivando hábitos saudáveis ao longo da vida. Petecão também destaca que a atividade física regular ajuda na prevenção de doenças e pode reduzir a sobrecarga no Sistema Único de Saúde (SUS), ao evitar o agravamento de problemas que acabam levando pacientes a UPAs e prontos-socorros.
O senador lembra ainda que muitas pessoas recebem orientação médica para se exercitar, mas não conseguem seguir a recomendação justamente pela falta de dinheiro para pagar uma academia.
“São espaços gratuitos, porque hoje nós temos muita academias, mas são academias que o cidadão tem que pagar. E tem muitas pessoas que não tem condições financeiras de pagar academia. Mas para que isso possa acontecer, a maioria das prefeituras não tem condição, o Governo Federal vai poder alocar recurso. Com certeza esse programa vai ajudar e ajudar muito principalmente aquelas pessoas que atingirem uma certa idade e precisam fazer exercício para melhorar a sua saúde”, afirmou Sérgio Petecão.
Na avaliação do parlamentar, o apoio financeiro da União é fundamental, já que muitas prefeituras não conseguem arcar sozinhas com a implantação desse tipo de estrutura, especialmente em municípios menores e com menos recursos.
Parcerias para viabilizar o programa
Para colocar o Pronap em prática, o projeto autoriza o governo federal a firmar parcerias com estados, municípios, entidades do Sistema S, como o Sesi, além de organizações da sociedade civil e da iniciativa privada. A estratégia busca ampliar o alcance do programa e facilitar a instalação das academias gratuitas em todo o território nacional.

