16.5 C
Canoas
04 de janeiro de 2026

Idosos podem ter direito a este cartão com benefícios extras

Idosos com 60 anos ou mais podem solicitar um cartão benefícios idosos que garante acesso facilitado a direitos como passagens gratuitas ou com desconto em viagens interestaduais. Esse documento funciona como uma comprovação oficial de que a pessoa tem direito a benefícios previstos na legislação e ajuda a evitar problemas na hora de viajar de ônibus ou outro transporte rodoviário.

Para ter direito ao cartão, o idoso precisa atender a alguns critérios além da idade: ter renda familiar de até dois salários mínimos por mês e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Sem esses requisitos, a gratuidade total ou parcial nas passagens pode não ser garantida.

LEIA TAMBÉM:

O que o cartão garante

Com o cartão benefícios idosos, quem atende aos requisitos pode viajar de forma gratuita ou, se as vagas reservadas estiverem ocupadas, com pelo menos 50% de desconto no valor da passagem interestadual. Isso pode representar uma economia importante para quem precisa se deslocar para visitar familiares, tratar de saúde ou resolver assuntos pessoais em outras cidades.

O benefício está previsto no Estatuto do Idoso e, por lei, cada ônibus interestadual deve reservar duas vagas gratuitas para quem se encaixa nos critérios, e o desconto mínimo de 50% é assegurado mesmo quando essas vagas já estiverem ocupadas.

Como solicitar o cartão

Solicitar o cartão benefícios idosos é um processo relativamente simples, e pode ser feito diretamente pelo site oficial do governo federal usando uma conta no sistema gov.br. Após o login, o idoso ou seu responsável pode emitir a carteira digital ou imprimi-la para uso em viagens.

Quem não tem familiaridade com internet pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade, que auxiliará na emissão do documento fornecendo orientações e ajudando no cadastro necessário.

Importância para quem tem 60+

Ter o cartão benefícios idosos pode fazer grande diferença no orçamento de quem já passou dos 60 anos e depende de transporte para seus compromissos. Além de facilitar o acesso a viagens interestaduais com menos custo, ele ajuda a garantir que direitos sociais previstos em lei sejam respeitados e aplicados no dia a dia da pessoa idosa.








Vinicius Ficher
Vinicius Ficher
Redator, escrevediariamente sobre economia, serviços e cotidiano de cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS