O ano de 2026 já começa com reajuste para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O valor aumenta devido ao acréscimo de R$ 103 no salário mínimo nacional.
Conforme o Governo Federal, o salário mínimo teve um reajuste de 6,79%. O valor contempla a correção monetária feita pela inflação de 4,18%. O restante é justificado pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2024.
LEIA TAMBÉM
- Pé-de-Meia 2026 terá pagamento em janeiro? Saiba quando valor caí na conta
- Prazo para pagar IPTU com até 15% de desconto em Canoas acaba nesta segunda
- Feriados em 2026 caem “no dia certo” e prometem folgas prolongadas ao longo do ano
Com o acréscimo, o salário mínimo passou para R$ 1.621.
Saiba quanto os aposentados do INSS vão receber de reajuste
Para aposentados e pensionistas que ganham o piso, o acréscimo será o mesmo do salário mínimo. Na prática, o valor pago pelo INSS terá um reajuste de 6,79%.
Porém, segurados do INSS que ganham acima do salário mínimo, vão receber apenas a correção da inflação. A definição do novo valor ocorrerá apenas após o dia 9 de janeiro. Nesta data, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverá divulgar o acumulado do Índice Nacional de Preços do Consumidor (INPC) de 2025, também chamado de inflação, que até novembro, está acumulado em 4,18%.
Porém, fontes do setor, acreditam que o reajuste seguirá o acumulado de 4%. Por fim, o INSS começará a pagar o reajuste na próxima folha de pagamento.

