O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá pagamento antecipado dos benefícios assistenciais. Porém, a medida só valerá para quem pedir a antecipação.
De acordo com o INSS, a antecipação vai beneficiar moradores de cidades atingidas pela enchente de 2024 no Rio Grande do Sul. Conforme o instituto, cerca de 130 mil famílias de municípios que decretaram situação de emergência podem receber a antecipação.
LEIA TAMBÉM:
- Qual o melhor banco para fazer e liberar empréstimo?
- Atenção: estes CPFs precisam devolver o Auxílio Emergencial até 11 de janeiro
- Idosos podem ficar isentos de pagar IPTU, IR e conta de luz em 2026
Pagamento antecipado do INSS: saiba como pedir
Conforme o INSS, podem pedir o pagamento antecipado quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O benefício é destinado a idosos e pessoas com deficiência ou com renda mensal vitalícia por idade ou incapacidade.
Porém, para solicitar o pagamento antecipado, o beneficiário precisa procurar a instituição financeira em que recebe o benefício do INSS até o dia 30 de janeiro de 2026 para manifestar o interesse.
O valor corresponde a uma mensalidade do benefício. A antecipação, conforme o INSS, será descontada em 36 parcelas fixas, sem juros ou correção monetária. Além disso, o beneficiário precisa ficar atento: o desconto começará 90 dias após o saque.
A medida, conforme o Governo Federal, deverá movimentar mais de R$ 160 milhões na economia local.

