A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Canoas prendeu 19 agressores em 15 dias úteis. O dado foi apurado na última quinta-feira (22) pela reportagem da Agência GBC.
“É um número bem expressivo para tão poucos dias no ano de 2026. Essas prisões são decorrentes de prisões preventivas, de prisões em flagrante delito. Muitas dessas prisões em flagrante são a partir da colaboração e da procura da própria vítima que se encoraja, vem fazer o registro e nos procura através de ligação, Whatsapp”, comenta a delegada Angélica Giovanella Marques.
No ano passado, de acordo com dados da Polícia Civil, chegou a 130 o número de agressores presos.
“O que a gente vê é que não tem assim nenhuma fuga de padrão, né. Os agressores continuam cometendo os mesmos crimes, o mesmo moduso perandi. Alguns casos a gente percebe que tem uma gravidade a mais.”
Monitoramento eletrônico em Canoas
Desde 2023, para ajudar no combate a violência doméstica, Canoas integra o programa Monitoramento do Agressor. Atualmente, 40 agressores utilizam tornozeleira eletrônica e são monitorados por 24 horas.
O programa funciona da seguinte forma: após uma decisão judicial, a Polícia Civil instala uma tornozeleira no agressor. A partir daí, um monitoramento é feito pela Brigada Militar. Caso o monitorado se aproxime da vítima, um sinal é emitido e ele acaba preso.
Como denunciar violência doméstica?
Em Canoas, casos de violência doméstica podem ser denunciados pelos seguintes contatos:
Brigada Militar – ligue 190
Guarda Civil Municipal – ligue 153
Central de Atendimento à Mulher – ligue 180
Disque Mulher Canoas – (51) 99275-8146
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) – Plantão (51) 99859-0943
Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) – 3425-9000 – atendimento 24 horas.

