O recolhimento de chocolate branco Laka, determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), acendeu um alerta importante para consumidores em todo o país, especialmente pessoas com alergias ou restrições alimentares.
A medida envolve um lote do tradicional chocolate da Lacta que apresentava informações incorretas na embalagem, o que pode levar ao consumo involuntário de ingredientes não declarados no rótulo.
LEIA TAMBÉM:
- Governo Federal divulga novas regras do Pé-de-Meia 2026
- Volta às aulas 2026: quando começa o ano letivo na rede estadual do RS?
- Nova CNH em 2026: aulas para tirar carteira de motorista com instrutor autônomo não terão preço fixo
Chocolate branco Laka é recolhido por risco à saúde de consumidores: erro no rótulo pode causar reações alérgicas
Segundo a Anvisa, o produto identificado como chocolate branco Laka continha, na verdade, a versão Laka Oreo, o que torna a lista de ingredientes exibida na embalagem incompatível com o conteúdo real.
O problema é considerado grave porque o rótulo não informava a presença obrigatória de trigo, ingrediente que contém glúten e pode provocar reações em pessoas com intolerância ou alergia alimentar.
Anvisa determina retirada imediata do mercado
Diante da irregularidade, a Anvisa determinou a suspensão da comercialização, distribuição, propaganda e uso do lote afetado, além do recolhimento do produto em todo o território nacional.
O recolhimento de chocolate branco Laka foi classificado como uma medida preventiva para evitar riscos à saúde da população, principalmente de consumidores que dependem das informações do rótulo para escolher o que consomem.
Empresa inicia recolhimento voluntário
Em nota, a Mondelez Brasil informou que já iniciou o recolhimento voluntário do lote e reforçou que o chocolate não apresenta falhas de qualidade, mas que a ação é necessária por segurança.
A empresa orienta que consumidores que adquiriram o produto do lote envolvido entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para realizar a troca sem custo.
Consumidores devem redobrar atenção
Especialistas alertam que casos como esse reforçam a importância de verificar sempre lote, validade e informações do rótulo, além de acompanhar comunicados oficiais da Anvisa sobre produtos recolhidos.
Quem possui alergias ou intolerâncias alimentares deve evitar o consumo do produto e buscar orientação imediatamente, caso tenha adquirido chocolates do lote alvo do recolhimento.
O que diz a empresa (nota na íntegra)
Informamos que adotamos preventivamente o processo de recolhimento voluntário do CHOCOLATE BRANCO 145g, da marca LAKA do lote CC28525493 (formato tablete), com prazo de validade 14/07/2026, pois este apresenta indevidamente em seu interior o tablete de LAKA OREO. Reforçamos que o chocolate não apresenta qualquer problema de qualidade, mas está sendo recolhido voluntariamente, de maneira preventiva do mercado, prezando pela segurança dos consumidores alérgicos ou intolerantes ao trigo, por conter este ingrediente em sua composição, não declarado no rótulo de LAKA.
Os produtos destes lotes já adquiridos pelos consumidores poderão ser substituídos por outro produto da mesma natureza sem qualquer custo, por meio de contato gratuito com o nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor, pelo telefone 0800 704 1940, de segunda a sexta-feira das 08h às 17h, exceto feriados.

