25.3 C
Canoas
02 de fevereiro de 2026

Mounjaro causa pancreatite? País confirma 19 mortes

Mounjaro causa pancreatite? Saiba mais detalhes na reportagem

Mounjaro causa pancreatite? O Reino Unido emitiu nesta segunda-feira (2) um alerta de segurança direcionado a médicos e pacientes sobre medicamentos populares utilizados para obesidade e diabetes. Na lista, estão o Mounjaro e o Wegovy.

De acordo com a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA), estão sendo registrados casos de pancreatite (inflamação no pâncreas) associados ao uso dessas substâncias. Inclusive, em alguns casos, há relatos de mortes.

LEIA TAMBÉM:

O comunicado inclui 19 mortes e 24 casos de pancreatite necrosante. Essa, no caso, é uma forma mais severa da doença com a morte do tecido do órgão.

Mounjaro causa pancreatite?: o que diz a fabricante

O Estados Unidos já havia emitido alertas similares ao realizado pelo Reino Unido.

A farmacêutica responsável pela produção do Mounjaro reforçou a importância do acompanhamento médico. Além disso, informou que a pancreatite pode afetar 1 em cada 100 pessoas e recomendou que pacientes com histórico da doença procurem os médicos antes de iniciar o tratamento.

Alerta no Brasil

Em dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu alerta sobre a compra e consumo desses medicamentos. Conforme o órgão, a venda e o uso de canetas emagrecedoras que, em um caso de falta de controle de comercialização podem ser falsas, representam um sério risco à saúde e pode ser considerado um crime hediondo no Brasil.

“Uma pessoa que ela se submete, que ela é exposta ao uso de um medicamento fora dessas regulamentações, os riscos dela, com certeza, estão exacerbados. Desde a ausência de uma resposta ideal, como as contaminantes”, pontua a farmacêutica Natally Rosa em entrevista à Agência Brasil.

Jaime Zanatta
Jaime Zanatta
Jornalista formado pela Unisinos escreve sobre economia, cotidiano, polícia e o dia a dia das cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS