28.1 C
Canoas
15 de fevereiro de 2026

Vírus Nipah tem chance de “explodir” após carnaval? Ministério da Saúde emite comunicado

Embora preocupante em países da Ásia, doença rara e grave não registra ocorrências no país; autoridades mantêm vigilância

O Ministério da Saúde reforçou que não há casos confirmados do vírus Nipah no Brasil e que, até o momento, não há motivo para preocupação após o Carnaval. A pasta mantém protocolos de vigilância epidemiológica e acompanha de perto os desdobramentos internacionais relacionados à doença.

O alerta surgiu após registros recentes na Índia e Bangladesh, levando alguns países a reforçarem medidas de triagem em aeroportos, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda restrições de viagem ou comércio.

LEIA TAMBÉM:

Casos recentes no exterior

  • Índia: Dois profissionais de saúde infectados; 198 contatos foram testados e todos deram negativo.
  • Bangladesh: Mulher entre 40 e 50 anos morreu em janeiro após sintomas graves; investigação aponta possível relação com consumo de seiva crua de tamareira, alimento associado a surtos anteriores.
  • Desde 2001, Bangladesh registra casos quase anuais, com quatro mortes confirmadas em 2025.

O que é o vírus Nipah

O Nipah é uma doença rara e grave, transmitida principalmente de animais para humanos, especialmente morcegos frugívoros e porcos. A transmissão entre pessoas é possível, mas limitada.

  • Período de incubação: 4 a 14 dias
  • Sintomas iniciais: febre alta, náuseas, vômitos e problemas respiratórios
  • Complicações graves: pneumonia e inflamação cerebral (encefalite) com sonolência, desorientação e convulsões
  • Letalidade: entre 40% e 75%
  • Vacina: ainda não existe

Apesar da gravidade, surtos têm sido localizados e controlados por meio de isolamento e monitoramento, segundo especialistas.

No Brasil, não há registros do vírus Nipah, e as autoridades reforçam que a população deve manter tranquilidade, acompanhando apenas as medidas de prevenção em viagens internacionais e informações oficiais do Ministério da Saúde e da OMS.

Josué Garcia
Josué Garcia
Estudante de jornalismo e redator de SEO, Josué Garcia escreve sobre cotidiano.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS