20.9 C
Canoas
01 de março de 2026

É proibido estacionar na calçada de comércio mesmo não sendo cliente? Veja o que diz a lei

Comerciantes não podem reservar vagas na via pública. Saiba quando a exclusividade é permitida e o que prevê a lei de trânsito

É comum encontrar placas indicando “vaga exclusiva para clientes” em frente a comércios. Porém, na maioria dos casos, essa prática é ilegal quando a vaga está localizada em via pública. Estacionar em frente a loja é permitido.

A Resolução nº 302/2008, do Conselho Nacional de Trânsito, proíbe o uso de vias públicas como estacionamento privativo sem regulamentação da autoridade de trânsito.

Mesmo que o comerciante tenha feito recuo na calçada ou rebaixamento do meio-fio, a área continua sendo considerada pública.

LEIA TAMBÉM:

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não é permitido:

  • Usar cones, correntes ou placas para impedir outros motoristas;
  • Reservar vagas públicas sem autorização formal;
  • Impedir o estacionamento em área que não tenha sinalização oficial.

Essas práticas podem, inclusive, gerar penalidades.

Estacionar me frente a loja é permitido quando a vaga é exclusiva?

A exclusividade só é legal quando o estacionamento está dentro da área privada do estabelecimento, como:

  • Garagens internas;
  • Pátios fechados;
  • Áreas totalmente situadas dentro do limite da propriedade.

Fora disso, a vaga pertence à via pública e pode ser utilizada por qualquer motorista, desde que respeitada a sinalização oficial.

Quem pode criar vagas exclusivas?

A criação de vagas para:

  • Idosos;
  • Pessoas com deficiência;
  • Carga e descarga;

é responsabilidade exclusiva dos órgãos municipais de trânsito, que definem critérios técnicos e sinalização adequada.

Existe alguma exceção?

Em situações específicas, o estabelecimento pode ter autorização formal para controlar áreas recuadas, desde que haja regulamentação do órgão competente. Fora dessas hipóteses, reservar vaga na rua é irregular.

Josué Garcia
Josué Garcia
Estudante de jornalismo e redator de SEO, Josué Garcia escreve sobre cotidiano.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS