33.1 C
Canoas
23 de março de 2026

Lula sanciona lei que permite venda de medicamentos em farmácias dentro de supermercados

Nova lei autoriza farmácias em supermercados com espaço exclusivo e controle sanitário, buscando ampliar o acesso da população a medicamentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma nova lei que autoriza a instalação de farmácias e drogarias dentro de supermercados em todo o país. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e já está em vigor.

A legislação permite que esses estabelecimentos funcionem dentro da área de vendas dos supermercados, desde que respeitem critérios rigorosos. Entre as exigências, está a necessidade de um espaço físico delimitado, exclusivo e separado das demais seções do comércio.

LEIA TAMBÉM:

Regras para funcionamento das farmácias

De acordo com o texto sancionado, as farmácias poderão operar de duas formas:

  • Diretamente pelo supermercado, sob a mesma identidade fiscal
  • Por meio de contrato com farmácias ou drogarias já licenciadas

Além disso, será obrigatório seguir todas as normas sanitárias e técnicas. Isso inclui controle adequado de temperatura, armazenamento correto de medicamentos, ventilação, iluminação e rastreabilidade dos produtos.

Outro ponto central da lei é a exigência da presença de um farmacêutico habilitado durante todo o horário de funcionamento, garantindo orientação e segurança aos consumidores.

Venda digital e entrega de medicamentos

A nova legislação também abre espaço para a modernização do setor. Farmácias instaladas em supermercados poderão utilizar plataformas digitais e serviços de e-commerce para comercialização e entrega de medicamentos.

Essa operação, no entanto, deve respeitar integralmente as regras sanitárias já existentes, assegurando a qualidade e a segurança dos produtos até o consumidor final.

Objetivo da medida

Segundo o governo federal, a iniciativa tem como principal objetivo ampliar o acesso da população a medicamentos, especialmente em regiões onde há menor oferta de farmácias.

A expectativa é que a presença desses estabelecimentos em supermercados facilite a rotina dos consumidores e aumente a competitividade no setor farmacêutico, podendo impactar positivamente preços e disponibilidade.

Josué Garcia
Josué Garcia
Estudante de jornalismo e redator de SEO, Josué Garcia escreve sobre cotidiano.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS