A Caixa Econômica Federal realiza nesta quinta-feira (25) o pagamento de mais um lote do dinheiro esquecido do antigo fundo PIS/Pasep. Nesta etapa, recebem os trabalhadores, servidores públicos e herdeiros que solicitaram o ressarcimento até 31 de maio de 2026.
O pagamento faz parte do calendário criado pelo governo para devolver recursos que permaneceram esquecidos nas contas do extinto fundo PIS/Pasep, destinado a pessoas que trabalharam com carteira assinada ou atuaram no serviço público entre 1971 e 1988.
LEIA TAMBÉM:
- Nova regra pode proibir bicicletas elétricas para menores de idade e mudar circulação nas cidades
- Nova regra pode permitir aposentadoria aos 57 anos para mulheres e aos 60 para homens
- Maior rede de supermercados do Brasil fecha 28 lojas e corta mais de 6 mil empregos
Quem tem direito aos valores
Podem receber os recursos trabalhadores da iniciativa privada que tiveram vínculo formal entre 1971 e 1988, servidores públicos do mesmo período e também herdeiros ou dependentes legais de pessoas falecidas que possuíam saldo no fundo.
É importante destacar que esses valores não têm relação com o abono salarial pago anualmente aos trabalhadores. Trata-se de cotas do antigo fundo PIS/Pasep, extinto em 2020 e incorporado ao Tesouro Nacional.
Como consultar se há dinheiro disponível
A consulta pode ser feita por meio do sistema Repis Cidadão, criado pelo governo federal para verificar a existência de valores a receber. Também é possível acompanhar informações pelos canais oficiais da Caixa Econômica Federal.
Quem identificar saldo disponível deve realizar a solicitação do ressarcimento para entrar nos próximos lotes de pagamento definidos pelo calendário oficial.
Qual o valor médio dos pagamentos
O valor recebido varia conforme o tempo de trabalho e os depósitos realizados na época em que o fundo estava ativo. Em pagamentos anteriores, a média ficou entre R$ 2,8 mil e R$ 2,9 mil por beneficiário, embora alguns trabalhadores possam ter direito a quantias maiores ou menores.
Os recursos são depositados diretamente pela Caixa após a autorização do Ministério da Fazenda.
Próximos pagamentos já têm calendário definido
O cronograma de ressarcimento seguirá até janeiro de 2027. Quem fizer a solicitação até 30 de junho de 2026, por exemplo, terá o pagamento programado para 27 de julho. Os demais lotes continuarão sendo liberados mensalmente conforme as datas estabelecidas pelo governo.
A recomendação é que trabalhadores e herdeiros consultem sua situação o quanto antes para verificar se possuem valores esquecidos e garantir a inclusão nos próximos pagamentos.

