15.8 C
Canoas
27 de junho de 2026

Ministro da Saúde faz alerta sobre obesidade e anuncia ampliação do acesso a tratamento no SUS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um alerta sobre o avanço da obesidade no Brasil e destacou a necessidade de ampliar as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Segundo o governo federal, o excesso de peso já afeta uma parcela significativa da população e tem sido associado ao aumento de problemas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

O comunicado foi feito durante a apresentação de novas medidas voltadas ao enfrentamento da obesidade, considerada atualmente uma das principais questões de saúde pública do país.

LEIA TAMBÉM:

Obesidade é reconhecida como doença

O Ministério da Saúde reforçou que a obesidade não deve ser tratada apenas como uma questão estética.

A condição é reconhecida pela comunidade médica como uma doença crônica que exige acompanhamento profissional e, em muitos casos, tratamento contínuo para evitar complicações mais graves.

De acordo com especialistas, o excesso de peso aumenta o risco de diversas enfermidades e pode impactar diretamente a qualidade de vida da população.

Governo quer ampliar o acesso ao tratamento

Entre as medidas anunciadas está o fortalecimento da rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas que convivem com sobrepeso e obesidade.

A proposta inclui:

• Ampliação do acompanhamento nutricional

• Incentivo à prática de atividades físicas

• Atendimento multiprofissional

• Ações de prevenção e educação em saúde

• Expansão do acesso a tratamentos especializados

O objetivo é garantir um cuidado mais completo para os pacientes em todas as regiões do país.

Número de brasileiros acima do peso preocupa

Dados apresentados pelo Ministério da Saúde indicam crescimento constante dos índices de sobrepeso e obesidade nos últimos anos.

O cenário preocupa autoridades de saúde porque o excesso de peso está diretamente relacionado ao aumento de gastos com tratamentos médicos e ao crescimento de doenças crônicas na população.

Por isso, o governo pretende reforçar políticas públicas voltadas à alimentação saudável e à promoção da saúde.

Tratamento deve ser acompanhado por profissionais

Especialistas alertam que não existem soluções rápidas ou fórmulas milagrosas para combater a obesidade.

O tratamento adequado normalmente envolve mudanças de hábitos, acompanhamento médico, orientação nutricional e prática regular de exercícios físicos.

Em alguns casos, também podem ser indicados medicamentos ou procedimentos específicos, sempre com supervisão profissional.

Ministério da Saúde reforça importância da prevenção

Além de ampliar o acesso aos tratamentos, o governo pretende intensificar campanhas de conscientização para estimular hábitos mais saudáveis entre os brasileiros.

A avaliação da pasta é que a prevenção continua sendo uma das ferramentas mais importantes para reduzir os casos de obesidade e suas consequências para a saúde pública.

Vinicius Ficher
Vinicius Ficher
Redator, escrevediariamente sobre economia, serviços e cotidiano de cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS