Anvisa faz alerta para quem tem doce de leite em casa; saiba quais produtos não devem ser consumidos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta aos consumidores após determinar a proibição da fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e consumo de todos os produtos da marca Fatti a Mano, incluindo o tradicional doce de leite. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e já está em vigor em todo o país.

Segundo a agência, os alimentos eram produzidos e comercializados sem a devida regularização junto ao órgão competente e em um estabelecimento sem licença sanitária, o que motivou a apreensão de todos os lotes da marca como forma de proteger a saúde dos consumidores.

LEIA TAMBÉM:

Quais produtos foram proibidos

A decisão da Anvisa não atinge todas as marcas de doces vendidas no Brasil, mas exclusivamente os produtos fabricados pela Fatti a Mano.

Entre os itens proibidos estão:

  • Cocada branca;
  • Cocada com maracujá;
  • Doce de leite;
  • Doce de leite com coco;
  • Palha italiana;
  • Doce de jaca;
  • Beijinho;
  • Pé de moleque;
  • Fatticoco (leite com coco);
  • Pé de moça;
  • Brigadeiro.

O que motivou a decisão da Anvisa

De acordo com a agência, a empresa descumpriu normas sanitárias ao fabricar alimentos sem a regularização exigida e em um estabelecimento que não possuía licença para funcionamento.

Por esse motivo, além da suspensão da fabricação e da venda, a Anvisa também determinou a apreensão dos produtos que ainda estejam em circulação no mercado.

O que fazer se você tiver esses produtos em casa

A orientação da Anvisa é que os consumidores não consumam nenhum produto da marca Fatti a Mano incluído na resolução.

Quem encontrar esses itens em casa deve interromper o consumo imediatamente e procurar o estabelecimento onde a compra foi realizada ou os órgãos de defesa do consumidor para obter orientações sobre troca ou reembolso.

Proibição vale apenas para uma marca

É importante destacar que a medida não proíbe o consumo de doce de leite ou de outros doces em geral.

A restrição se aplica exclusivamente aos produtos fabricados pela Fatti a Mano, em razão das irregularidades identificadas durante a fiscalização sanitária. Outras marcas que estejam devidamente regularizadas junto aos órgãos competentes continuam autorizadas para fabricação e comercialização.

Vinicius Ficher
Vinicius Ficher
Redator, escrevediariamente sobre economia, serviços e cotidiano de cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS