Defesa Civil emite alerta vermelho de inundação para o Rio Gravataí, em Gravataí

O alerta divulgado pela Defesa Civil aponta para risco muito alto de inundação no Rio Gravataí

A Defesa Civil emitiu no final da manhã desta quarta-feira (29) um novo alerta de inundação para o Rio Gravataí na cidade de Gravataí. Conforme o órgão, o risco é “muito alto”.

De acordo com o monitoramento do Serviço Geológico Brasileiro (SGB), na estação de Passo das Canoas em Gravataí, o Rio Gravataí alcançou a marca de 4,83m às 12h15. A cota de inundação na localidade é 4,75m.

LEIA TAMBÉM:

Nas últimas horas, o rio apresenta uma tendência de subida de 1 centímetro por hora. A tendência, inclusive, é que ele continue subindo nas próximas horas.

Na enchente, no mesmo trecho, o rio alcançou a marca de 6,25m.

O alerta emitido pela Defesa Civil é válido até o meio-dia da próxima quinta-feira (30). Em caso de emergências, o órgão orienta ligar para o 190 (Brigada Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Defesa Civil emite alerta vermelho de inundação para o Rio Gravataí, em Gravataí: nível em outros pontos

A outra estação de monitoramento disponibilizada pela SGB do Rio Gravataí fica em Alvorada, entre as cidades de Canoas e Gravataí.

Por lá, o rio também apresenta uma forte tendência de elevação nas próximas horas. Porém, ele ainda está longe dos 5 metros da cota de inundação. Na medição das 12h, ele chegou na marca de 4,24m.

Jaime Zanatta
Jaime Zanatta
Jornalista formado pela Unisinos escreve sobre economia, cotidiano, polícia e o dia a dia das cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS