BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

Empresários avaliam que cidade pode perder empregos por causa do momento político

De janeiro a outubro de 2022, Canoas contabilizou 4.622 novos empregos. Esse número é 74% maior que o total de vagas preenchidas no mesmo período em 2021.

Um murmurinho que começou nas eleições voltou às rodas de conversas de Canoas na última semana. Falam sobre possíveis demissões em massa que podem ocorrer em empresas daqui a partir de 2023, graças ao receio de investidores colocarem dinheiro no país após a vitória de Lula (PT) contra Bolsonaro (PL). 

O momento agora é de esperar para ver o que vai acontecer. A avaliação é de Denério Rosales Neumann, Presidente do Sindilojas Canoas. Segundo ele, o setor está apreensivo para ver o que 2023 reserva e respostas mais definitivas devem aparecer apenas em março. “Está se encerrando um ano que vendeu, mas não encerrou com boas vendas, ainda aquém do que esperávamos”, comenta. 

A hora é de desconfiança. “As empresas estão receosas de fazer investimentos. Empresas externas estão esperando o que vai acontecer. Uma corrente de esquerda não dá muito entusiasmo para as empresas. As pessoas que estão assumindo os cargos já são velhos conhecidos e o atual ministro da economia, Paulo Guedes, é considerado um dos melhores ministros do mundo. Tudo isso nos leva a uma preocupação muito grande”, projeta Denério. 

Mas não é só o cenário nacional que preocupa. Segundo o representante dos lojistas, o afastamento do prefeito eleito, Jairo Jorge (PSD), também causa instabilidade. “Isso também reflete na nossa economia. Vamos ver o que vai acontecer no futuro. A cidade de Canoas não foge do que está acontecendo a nível nacional. Queira ou não, hoje o desenvolvimento comercial passa pelo processo político. E como a política está em situação delicada, isso reflete nas compras. O comércio sente esse efeito há tempo”, comenta. 

Mesmo assim, ele é otimista com as possibilidades do futuro. “Vamos parar com esse negativismo, olhar para o futuro que tem tanta coisa para construirmos. Vamos desenvolver e que nossos políticos consigam fazer leis estáveis”, estimula. 

Para André Guindani, presidente da Câmara de Indústria e Comércio de Canoas (CICS), o novo governo não apresentou seus planos para a economia de forma satisfatória, inclusive em questões como o incremento da atividade empresarial e geração de empregos. “O estouro do teto de gastos é péssima sinalização para o mercado, porque demonstra falta de responsabilidade fiscal, causando aumento da dívida pública e dos juros. Isso pode afastar investimentos e, por consequência, gerar desemprego a médio prazo”, analisa.

Segundo ele, o que se percebe é que boa parte do empresariado está na expectativa dos primeiros meses de Governo para decidir se avança ou recua em novos investimentos e projetos. “Canoas tem uma economia diversificada e grande potencial para atração de novos negócios, inclusive indústrias. Cabe ao Governo Federal publicizar claramente sua estratégia econômica, tendo como prioridade a melhoria do ambiente de negócios, para aumentar a arrecadação e a geração de empregos”, opina Guindani.

De janeiro a outubro de 2022, Canoas contabilizou 4.622 novos empregos. Esse número é 74% maior que o total de vagas preenchidas no mesmo período em 2021, que foi de 2.654 vagas. Em outubro deste ano foram contratados 933 trabalhadores na cidade, ultrapassando o recorde do mês de agosto, que registrou 773 admissões.

O grande destaque foi para o setor de construção com 593 contratações. O segmento de serviços recrutou 144 pessoas e o comércio efetivou 131 trabalhadores e, por fim, a indústria empregou 65 operários. Outro dado importante, conforme as informações do Caged, é que em 2022 não houve déficit de empregos, ou seja, quando o número de demissões é maior que as contratações. O último registro foi em dezembro de 2021, quando o saldo ficou negativo em 511 vagas fechadas.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Canoas  (Smdeti), Marcus Vinícius Machado, é mais otimista. “Isso se finda com a eleição. Eu jamais vou projetar redução de faturamento e, para isso, precisamos de mão de obra e vagas de trabalho. Será um ano muito exitoso no que tange a oferta de empregos”, acredita. 

Em conversas com empresários, ele tem ouvido que a projeção é de aumento nas equipes e que o desafio está na qualificação da mão de obra. “Temos políticas institucionalizadas de feirões de emprego. Muitas vezes, os empregos não estão sendo cobertos por falta de qualificação. Isso é uma preocupação muito presente do prefeito Nedy de Vargas Marques, qualificar a mão de obra”, aponta. 

A Prefeitura de Canoas realiza quatro feiras de emprego, uma por semana, em cada quadrante da cidade. A cada dois meses há um feirão em um dos quadrantes. Conforme Quinho, empresas já estão mirando em pré-selecionados para o próximo ano e a perspectiva é cada vez mais crescente. 

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

O Presidente Lula vem ao Rio Grande do Sul na próxima quinta-feira (2). A informação foi divulgada pelo governador Eduardo Leite durante entrevista coletiva na tarde desta quarta (1º).

Lula vem ao Rio Grande do Sul na próxima quinta

O Presidente Lula vem ao Rio Grande do Sul na próxima quinta-feira (2). A informação foi divulgada pelo governador Eduardo Leite durante entrevista coletiva na tarde desta quarta (1º).
dengue em canoas

Dengue em Canoas: Prefeitura pede que Ministério de Saúde mude critério e mande vacinas...

A Prefeitura de Canoas encaminhou nesta sexta-feira (26) um ofício ao Ministério da Saúde solicitando mudanças nos critérios para distribuição das vacinas contra a dengue. O município pede que seja levado em conta o número de casos confirmados e o de óbitos.
BOLSONARO ELEIÇÕES CANOAS

Bolsonaro deverá vir para Canoas apoiar candidatos do partido nas eleições municipais

Os vereadores de Canoas Airton Souza e Abmael Almeida estiveram com o ex-presidente Jair Bolsonaro na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília, na última quarta-feira (24). A certeza de ambos é que Bolsonaro terá atenção especial com a cidade e deve vir durante as eleições para apoiar os candidatos da sigla.
CANOAS

Jefferson Otto é o novo líder do governo Jairo Jorge na Câmara de Vereadores...

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD) anunciou a nomeação do vereador Jefferson Otto (PSD) como líder do governo na Câmara de Vereadores. O parlamentar sucede o vereador Emílio Neto (PT) no cargo
Emenda 500mil

Hospital em Canoas ganha emenda de R$ 500 mil

O Hospital Universitário (HU) de Canoas ganhou nesta segunda-feira (22) uma emenda de R$ 500 mil. Os recursos são do gabinete do Senador Hamilton Mourão (Republicanos).
error: Conteúdo protegido!