22.9 C
Canoas
22 de dezembro de 2024

Hospital de Canoas está 30 dias sem morte por coronavírus

Dados são fornecidos pela equipe do Núcleo Epidemiológico da instituição

CLIQUE AQUI para receber as notícias do WhatsApp

O uso de máscaras, a higienização constante das mãos e o esquema vacinal completo são estratégias reforçadas junto à população pelas equipes de saúde, evitando a contaminação da covid-19. Todo esse esforço de conscientização pode ser percebido na queda dos números de óbitos.

Conforme o Núcleo de Epidemiologia do Hospital Universitário de Canoas (HU), faz 30 dias, desde o dia 19 de janeiro, que não existe registro de morte por covid-19 na casa de saúde.

Desde o dia 30 de novembro de 2022, quando foi identificada uma nova onda decorrente de subvariantes, o HU intensificou o monitoramento da covid e organizou uma área de isolamento na internação adulto. Além disso, foi adotado como cuidado a suspensão das visitas para os pacientes por tempo indeterminado.

Em dezembro de 2022, o Hospital Universitário de Canoas contabilizou 113 pacientes notificados e investigados e cinco óbitos por covid. Número que caiu em janeiro deste ano, quando foram registrados 40 pacientes notificados e investigados, sendo quatro óbitos.

A enfermeira coordenadora do Controle de Infecção Hospitalar do HU, Michele Feltrin, comemora a redução dos casos, mas lembra a importância das pessoas manterem os cuidados, principalmente durante o carnaval, quando ocorrem mais aglomerações. O uso de máscaras, a higiene das mãos com água e sabão ou álcool gel 70, e completar o esquema vacinal seguem sendo medidas que colaboram para evitar contaminações.

“Lembramos também que o controle de Infecção está atento à higiene de mãos e o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como avental, luvas e máscara entre os profissionais que atuam no atendimento aos pacientes covid”, frisa Michele.

Vacinação continua em Canoas
A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza de segunda a sexta-feira nove Unidades de Saúde e a Central de Vacinas imunizando a população contra o vírus. Nos sábados, a Cebtral de Vacinas e a unidade Santa Isabel também abrem para aplicar doses.

Mais detalhes podem ser conferidos acessando www.canoas.rs.gov.br, com informações diárias sobre a vacinação.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!