O Centro Humanitário Esperança, localizado em Canoas, começou a receber vítimas da enchente da cidade. As residências foram erguidas no Centro Olímpico Municipal, no bairro Igara, e no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erna Würth.O
O centro Esperança está a cargo da Organização Internacional das Migrações (OIM).
Com capacidade para 850 pessoas, o Centro receberá gradualmente as vítimas da enchente em Canoas, com a chegada de 40 pessoas diariamente ao local.
O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza disse que o trabalho vai continuar, afim de manter o monitoramente contínuo e garantir condições adequadas de acolhimento.
Sobre o Centro Esperança
Assim, as vítimas da enchente em Canoas vão contar com sete dormitórios masculinos e sete femininos, além de 96 unidades familiares. Há banheiros privativos em cada ala.
Assim, são 64 banheiros, 48 chuveiros femininos e masculinos e seis chuveiros para pessoas com deficiência (PcD).
A estrutura também conta com oito máquinas de lavar e oito de secar, além de seis tanques e espaço para estender roupas. Além disso, outros locais de uso coletivo são o refeitório, lactário e fraldário, espaço para crianças, posto médico e espaço multiuso.
No entanto, o espaço destina-se às vítimas da enchente em Canoas, que devem seguir os critérios estabelecidos pelo estado e município para serem acolhidas no Centro Esperança.