Recentemente, o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou a distribuição de lucros referentes ao ano de 2023. A notícia é boa para os trabalhadores, já que o saque extra do FGTS poderá trazer um alívio financeiro para as contas.
A Caixa Econômica Federal (CEF) está fazendo a operacionalização dos pagamentos. A previsão é que os valores sejam creditados nas contas dos beneficiários até o dia 31 de agosto.
LEIA MAIS:
- Piloto da GOL relata que avião quase colidiu em ONVI
- INSS muda regra de análise de pedido de aposentadoria; Saiba como fica
- Pente-fino BPC: Saiba se você corre risco de perder benefício do INSS
Saiba quem tem direito ao saque extra do FGTS
De acordo com anuncio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), todos os trabalhadores com saldos nas contas do FGTS até o dia 31 de dezembro de 2023 têm direito ao saque extra do FGTS. O benefício abrange tanto as contas ativas quanto inativas. A medida oferece um suporte financeiro amplo para a maioria dos trabalhadores.
Porém, é importante lembrar que os saques desses lucros são permitidos apenas em situações específicas por lei. Entre elas, estão: situação de calamidade pública, saque aniversário, demissões sem justa causa, compra de imóveis e aposentadoria.
Saiba como consultar o saque extra
- Use o aplicativo FGTS ou acesse o site da Caixa;
- Cadastre seus dados pessoais e informe o NIS (Número de Inscrição Social);
- Logo após, crie uma senha de seis dígitos para acessar as informações;
- Acompanhe o saldo;
- Por fim, visualize as datas de liberação dos valores.