Se você recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) é provável que tenha direito a outros benefícios oferecidos pelo governo federal. Esses auxílios podem ajudar a complementar a sua renda.
Para receber o benefício você precisa estar inscrito principalmente no Cadastro Único e ter uma renda familiar de até 25% do salário mínimo por pessoa. O pagamento do BPC sobrretudo é feito para idosos com mais de 65 anos de idade, assim como para pessoas de qualquer idade com alguma deficiência.
Você pode considerar o BPC um salário, assim também ele entra no cálculo de rendimento per capita da sua família. Entretanto, isso pode gerar o bloqueio de alguns dos seus benefícios federais por causo do limite de renda.
LEIA MAIS:
- Governo Federal quer dar gás de cozinha de graça para população; Entenda
- Dado como morto, homem ganha da Justiça direito de receber Auxílio Reconstrução
- Consulte seu CPF e saiba se você tem direito à devolução de imposto sobre produtos da enchente
Veja quais são eles e fique atendo para não perder os benefícios:
- Tarifa Social
- Auxílio-Gás
- Bolsa Família
Entretanto, muitas vezes concedem esses benefícios automaticamente, sem necessidade de um pedido formal.
Para garantir seus direitos você precisa:
- Verificar sua inscrição no Cadastro Único.
- Manter suas informações de renda e condições familiares atualizadas junto ao CRAS.
- Pedir informações sobre a elegibilidade para auxílios adicionais, como tarifa social e auxílio-gás.
O BPC pode bloquear alguns benefícios
No entanto, o recebimento do BPC pode afetar o direito a outros benefícios, como o Bolsa Família porque o BPC é considerado um salário, de tal forma que impede sua família de atender ao critério de renda do Bolsa Família (R$ 218 por pessoa). Dessa maneira, fique atento ao limite de renda per capita para não perder o direito ao Bolsa Família.
Além disso, fique atento aos critérios para não perder seus benefícios. Para mais informações sobre o BPC você pode acessar o site clicando aqui.