26.2 C
Canoas
19 de setembro de 2024

Seu saldo do FGTS pode ser menor do que deveria; Como verificar

Seu saldo do FGTS pode ser menor do que deveria. Mais de 215 mil empresas devendo depósitos do benefício para seus funcionários.

Seu saldo do FGTS pode ser menor do que deveria. O Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador (IFGT) revelou que mais de 215 mil empresas estão registradas na Dívida Ativa da União devido à falta de depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para seus funcionários. Desse modo, esse descaso resultou em um saldo de FGTS menor para cerca de 5 milhões de trabalhadores, já que os empregadores não realizaram os depósitos corretamente.

Além disso, a dívida acumulada dessas empresas atinge R$ 45,8 bilhões, e elas estão enfrentando ações judiciais para corrigir os erros e garantir que os trabalhadores recebam os valores devidos.

LEIA MAIS:

Por isso, para verificar se você faz parte dos 5 milhões de brasileiros com saldo fundo inferior ao correto, acesse o App do FGTS e consulte os contratos de trabalho disponíveis. Como resultado, é possível analisar detalhadamente os depósitos realizados.

Como consultar o saldo do FGTS pelo App:

  1. Baixe o App FGTS na loja de aplicativos do seu celular.
  2. Abra o aplicativo e selecione “Fazer login”.
  3. Informe seu CPF e, se for o primeiro acesso, crie uma senha no sistema da Caixa.
  4. No aplicativo, vá para “Meu FGTS”.
  5. Escolha o contrato de trabalho desejado clicando em “+”.
  6. Verifique todos os depósitos realizados nos últimos meses.

O que fazer se o saldo estiver menor?

A empresa deve transferir 8% do salário do funcionário para a conta do FGTS mensalmente. Desse modo, se você confirmar que o empregador não está fazendo os depósitos corretamente, siga estes passos:

  1. Fale com o setor de RH da empresa e informe o problema.
  2. Se a empresa não resolver a questão, denuncie à Delegacia Regional do Trabalho (DRT), ao Ministério Público do Trabalho, à Superintendência do Ministério do Trabalho ou ao sindicato da categoria.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!