O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de tempestade severa para várias regiões do Sul e Centro-Oeste do Brasil, com vigência entre esta quinta-feira (26) até às 10h da próxima sexta-feira (27). Esse aviso, considerado de “perigo”, cobre áreas de Porto Alegre e Região Metropolitana.
Inmet emite alerta de temporal com ventos de até 100 km/h: chuva, vento e granizo
A tempestade deve trazer chuvas fortes, com volumes entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm ao longo do dia. Além disso, os ventos, que podem atingir até 100 km/h, ameaçam as regiões com a possibilidade de queda de granizo.
LEIA MAIS:
- Pessoas com CadÚnico tem direito a nove auxílios; Veja como solicitar
- Temporal atinge fábrica de calçados e deixa funcionários no escuro
- Dinheiro esquecido: Mais de R$ 16 bilhões estão disponíveis para saque; Veja se você tem direito
Esse cenário, segundo o INMET, gera riscos sérios, como cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e até alagamentos em áreas urbanas.
Fique atento
Durante esse período, as autoridades orientam a população a tomar medidas de segurança imediatas. Caso ocorram rajadas de vento, o INMET alerta que ninguém deve se abrigar sob árvores, já que elas podem cair e provocar descargas elétricas. Além disso, os motoristas devem evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, que, com a força do vento, podem desabar.
Para minimizar os riscos em casa, a recomendação é desligar aparelhos elétricos e também o quadro geral de energia, se possível. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros continuam disponíveis para emergências, pelos números 199 e 193, respectivamente, e estão prontos para auxiliar a população durante a tempestade.