A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma lista de produtos alimentícios que violaram a legislação brasileira e retirou do mercado nesta semana. A Agência sanitária orienta os consumidores a não adquirirem produtos sem rótulo e a ficarem atentos a preços muito abaixo do normal.
Os principais motivos para essa ação são falhas na conservação, transporte e manipulação, além de adulteração e propaganda enganosa.
LEIA MAIS:
- Anvisa proíbe uso de termômetro com coluna de mercúrio, entenda
- Leite em pó suspenso pela Anvisa causou morte de bebê
- Governo vai cortar BPC de usuários em 2025; Saiba quem são
A Anvisa recomenda a compra de alimentos com rótulo e produção recente.
Confira a lista de produtos proibidos:
- Aveia em flocos integral, da marca Sabores do Campo e Vitão Alimentos: A Anvisa retirou este produto devido ao uso de matéria-prima vencida na fabricação.
- Azeite de oliva extravirgem, da marca Vincenzo: A Anvisa apontou resultados insatisfatórios no ensaio de determinação do índice de refração e do índice de iodo WIJS.
- Óleo vegetal extraído da azeitona, da marca Terrasa: A fabricação e distribuição deste produto estavam adulteradas, com envase realizado em condições higiênico-sanitárias insatisfatórias.
- O óleo vegetal extraído da azeitona, da marca Villas Boas, foi retirado por apresentar problemas de adulteração e envase inadequado.
- Biscoito chocolate cookies 225 gramas, da marca Merba: A Anvisa identificou a presença de fragmentos de metais neste biscoito.
- Biscoito triple chocolate cookies 180 gramas, da marca Merba: Assim como o anterior, este biscoito também foi retirado devido à presença de fragmentos de metais.
- Carne salgada de bovino sem osso, da marca Best Beef: A Anvisa constatou resultados analíticos acima dos limites estabelecidos no padrão microbiológico, especialmente em ensaios para salmonella.
- Carne congelada de bovino sem osso cupim, da marca Cedro Alimentos: A detecção de escherichia coli e aeróbios mesófilos acima do permitido levou à retirada deste produto.
Confira a lista contendo outros alimentos também proibidos pela Anvisa.
Sobre a Anvisa
A legislação brasileira da Anvisa regula a segurança alimentar, garantindo que os produtos comercializados no país atendam a padrões de qualidade e segurança.
Assim, a agência é responsável pela fiscalização de alimentos, medicamentos, cosméticos e produtos de saúde, promovendo a proteção da saúde da população.
Por isso, a agência estabelece normas sobre rotulagem, conservação e transporte de alimentos, além de monitorar e retirar do mercado produtos que não atendem às exigências legais. Essas medidas visam prevenir riscos à saúde pública e garantir a informação adequada ao consumidor.