Pessoas com autismo poderão solicitar carteira de identificação em unidades do Tudo Fácil a partir da próxima segunda-feira (14). A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) poderá ser solicitada em todas as unidades disponíveis no Rio Grande do Sul.
Essa oferta resulta da parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), que foi formalizada no início de outubro. Após a solicitação da Ciptea, o requerente receberá informações sobre o prazo para a retirada do documento, conforme estabelecido pelo protocolo.
LEIA MAIS:
- Criminosos estão usando FGTS para aplicar golpe; Entenda
- Concurso em Nova Santa Rita tem salário de R$ 6 mil; Saiba como se inscrever
- Bolsa Família: veja calendário de outubro
Pessoas com autismo poderão solicitar carteira de identificação em unidades do Tudo Fácil: objetivo da identificação
A Ciptea tem como objetivo assegurar que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) recebam atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. Vale destacar que o documento possui validade de cinco anos e deve ser renovado nesse período. Até outubro de 2024, mais de 28 mil carteiras já haviam sido emitidas, com 4 mil delas apenas em Porto Alegre.
Antes de disponibilizar a Ciptea pelo Tudo Fácil, a Faders capacitou os gerentes de todas as unidades da rede. Essa capacitação não apenas abordou os procedimentos do serviço, mas também enfatizou a importância de um atendimento acolhedor para os cidadãos que buscam os serviços.
Passe Livre
Em breve, a rede Tudo Fácil também oferecerá a solicitação e entrega do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência e de Baixa Renda. Esse serviço destina-se a pessoas com deficiência cuja renda per capita seja igual ou inferior a um salário-mínimo e meio. Assim como a Ciptea, a oferta deste serviço resulta do termo de cooperação assinado entre a SPGG e a Faders
Tudo Fácil
Com 25 anos de atividades no Rio Grande do Sul, a rede Tudo Fácil inaugurou sua primeira unidade em Porto Alegre em 1º de julho de 1998. Atualmente, além das três sedes na capital, a Central de Serviços ao Cidadão possui unidades em cidades como Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande. Em breve, a rede expandirá suas operações com a abertura de unidades em Santa Maria, na Região Central do Estado, e em Gravataí, na Região Metropolitana.