Um avião da Gol realizou um pouso de emergência na tarde do último domingo (15) na Base Aérea de Canoas. O Boeing 737-8 que saiu do Aeroporto de Guarulhos em São Paulo tinha o Aeroporto Internacional de Porto Alegre como destino final.
Na hora da aproximação com o aeroporto de Porto Alegre, os pilotos receberam o alerta de fortes rajadas de vento. Minutos antes da aeronave da Gol tentar pousar, um avião da azul arremeteu para Curitiba por causa da ventania provocada devido a atuação do ciclone extratropical Biguá.
LEIA MAIS:
- Linhas da Transcal circulam com atrasos; Rodoviários estão em greve
- Falhas em diques agravou enchente em Canoas, aponta estudo
- Hospital de Pronto Socorro de Canoas suspende atendimentos; Entenda
Sem conseguir pousar, os pilotos da GOL acabaram arremetendo. Em diálogo registrado pelo canal “Câmera Aeroporto Porto Alegre BR Amigos” no Youtube, o piloto da aeronave relata problemas técnicos.
“A gente está com problema de flap aqui, foi travado, e não temos condições de pousar em Porto Alegre e não temos condições de seguir até Floripa. A gente vai precisar pousar em Canoas mesmo”, afirma o piloto (veja o áudio no vídeo abaixo).
Logo após o relato, a torre de controle de Porto Alegre autorizou o pouso de emergência. A medida de segurança ocorreu sem nenhum tipo de imprevisto.
Áudio mostra piloto da Gol relatando problemas técnicos antes de pouso de emergência na Base Aérea em Canoas: companhia confirmou problema técnico
Em nota, a Gol confirmou que a aeronave “precisou alternar para a Base Aérea de Canoas após apresentar um problema técnico.” Além disso, “a companhia reforça que as ações em relação ao voo foram tomadas com foco na segurança.”
Após o pouso, de acordo com a Fraport – concessionária que administra o aeroporto em Porto Alegre -, os 186 ocupantes da aeronave embarcaram em um ônibus para irem até o terminal na Capital.
O que são os Flaps?
Os flaps são objetos móveis que ficam atrás das asas do avião. As superfícies servem para aumentar a sustentação da aeronave.
Na prática, os flaps ajudam o avião a levantar voo na decolagem. Por fim, na hora do pouso, a extensão da superfície ajuda na desaceleração.