O grupo Carrefour Brasil confirmou a demissão de 2.200 mil funcionários. As dispensas ocorreram em lojas de todo o território nacional dias antes do Natal.
O número alto de dispensas chama a atenção. Porém, o grupo francês, considera baixo o volume de demissões em comparação com o total de funcionários empregados. Atualmente, o Carrefour tem mais de 130 mil colaboradores em todo o país. Além do hipermercado, a empresa também é dona do Atacadão, Sam’s Club, Nacional, farmácias e postos de combustíveis.
LEIA MAIS:
- Justiça determina pagamento extra do BPC para vítimas das enchentes no RS
- Calendário Bolsa Família: confira as datas de pagamento
- INSS muda idade para se aposentar; Veja novas regras
Além disso, segundo o grupo em nota, as demissões não afetam as operações das lojas e que elas acontecem “cotidianamente” (leia na íntegra abaixo).
Carrefour está fechando lojas em todo o país
Conforme apurado pela reportagem da GBC, de janeiro a setembro, o Carrefour fechou 174 lojas. O maior número é de supermercados, que teve 119 filiais encerradas. Em contrapartida, o índice de aberturas é baixo. No mesmo período, o grupo francês abriu apenas 27 lojas em todo o território nacional.
O Rio Grande do Sul é um dos estados com o maior número de lojas fechadas. Só em janeiro, o grupo encerrou 21 lojas das bandeiras Hipermercado Carrefour, Nacional e TodoDia.
Além disso, recentemente, a empresa anunciou para o mercado financeiro que está vendendo todas as lojas da bandeira Nacional em território gaúcho e as do Bom Preço, espalhadas pelos estados do Nordeste. Caso as unidades não sejam vendidas, conforme entidades ligadas ao setor, elas deverão ser fechadas. Com isso, o número de demissões poderá chegar a 5 mil.
Movimento contrário ao setor
O alto volume de demissões nos dias que antecedem o natal também chamam a atenção do setor. Outras varejistas estão no caminho inverso, contratando para aumentar o número de funcionários para atender a alta demanda da época. Conforme a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), os supermercadistas projetam uma alta de 12% no número de vendas para natal e ano novo em relação ao mesmo período do ano passado.
Veja nota do Carrefour na íntegra
“O Grupo Carrefour Brasil conta com mais de 130 mil colaboradores e, em outubro, 6 mil vagas foram abertas pela empresa. Qualquer processo de contratação ou demissão no setor de varejo, caracterizado por uma alta rotatividade, acontece cotidianamente, o que não afeta, em nenhum momento, as operações da companhia e o atendimento e serviços prestados aos nossos clientes”