Com a falta de chuva, o governo do Estado do Rio Grande do Sul suspendeu novamente a captação de água no Rio Gravataí desde as 8h de quarta-feira (5). A medida, adotada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), busca evitar o desabastecimento da população, já que com a estiagem, o nível do rio caiu para 1,29 metro, abaixo do limite crítico de 1,30 metro.
A suspensão continua nesta quinta-feira (6) e pode se estender enquanto a situação permanecer crítica. Além disso, é importante ressaltar que essa suspensão não afeta o consumo humano, valendo apenas para atividades que não sejam desta natureza.
LEIA MAIS:
- Trabalhadores podem receber o Décimo Terceiro antecipado
- Caixa Tem oferece cartão de crédito para usuários do aplicativo; Limite inicial é de R$ 800
- Caixa Tem: aplicativo oferece empréstimo de até R$ 4 mil; Veja como pedir
Essa não é a primeira vez que a captação é interrompida. No dia 29 de janeiro, o governo já havia suspendido o processo devido à baixa no nível do rio. Nos dias seguintes, entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro, o volume de água subiu, permitindo captações intermitentes.
No entanto, a nova queda levou à retomada da restrição para garantir o abastecimento a longo prazo.
![]( https://agenciagbc.com/wp-content/uploads/2024/04/BANNER-WHATSGBC-200x200-1.jpeg)
Falta de chuva provoca nível crítico no Rio Gravataí: fiscalização
A Sema, em parceria com a Brigada Militar e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), intensificou a fiscalização para garantir que a suspensão seja respeitada, conforme prevê a Portaria Sema nº 38/2020. Clique aqui e leia a Portaria.
O governo mantém monitoramento constante e publica boletins diários com dados sobre os níveis dos rios Gravataí e dos Sinos. Essas ações fazem parte da estratégia para enfrentar a estiagem e assegurar o uso responsável dos recursos hídricos, reduzindo os riscos de desabastecimento.
O governo estadual ainda dispõe de uma planilha online onde a população pode acompanhar a situação da captação do Rio Gravataí que você pode acompanhar clicando aqui.