A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a importação, o uso e a venda do insumo farmacêutico ativo valsartana, fabricado pelas empresas Zhejiang Tianyu Pharmaceutical Co. Ltd, da China, e Hetero Labs Limited, da Índia, que fabricam medicamebentos para pressão alta.
Essa substância é utilizada na fabricação de medicamentos para o tratamento de hipertensão arterial, a chamada pressão alta.
A Anvisa tomou a medida após o European Directorate for the Quality of Medicines & HealthCare (EDQM) realizar uma inspeção nas empresas. Durante a inspeção, os fiscais identificaram deficiências relacionadas à presença da impureza tóxica N-nitrosodimetilamina (NDMA), substância considerada de alto risco sanitário para a saúde pública.
As N-nitrosaminas, compostos que podem ter efeitos cancerígenos, estão presentes em diversos produtos como alimentos, bebidas, medicamentos, cigarros, entre outros.
A Anvisa não revelou quais medicamentos ou fabricantes utilizavam o produto suspenso, mas determinou a suspensão imediata da fabricação, manipulação, distribuição, comercialização e uso de medicamentos e outros produtos que contenham a valsartana importada fabricada pelas empresas mencionadas.
LEIA MAIS:
- CFM pede a Anvisa banimento do PMMA no Brasil; Entenda os riscos do produto
- Probida a venda de marca de leite em pó no Brasil
- Anvisa faz novo alerta sobre pomadas de cabelo, veja marcas proibidas
