24 C
Canoas
24 de abril de 2025

Meteoro explode e ilumina céu no Rio Grande do Sul

Um meteoro superbólido surpreendeu moradores e iluminou o céu do Rio Grande do Sul; Entenda o fenômeno raro na reportagem a seguir

Um meteoro superbólido surpreendeu moradores e iluminou o céu do Rio Grande do Sul na noite da última quarta-feira (23). O fenômeno ocorreu às 19h01 e foi registrado pelo Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara, no Vale do Paranhana. A impressionante passagem durou cerca de oito segundos, tempo suficiente para chamar a atenção de especialistas e curiosos em todo o Estado. (Veja registro abaixo)

Segundo o professor Carlos Fernando Jung, responsável pelo observatório, fenômenos semelhantes já haviam sido vistos em 2020 e 2022. No entanto, o meteoro desta semana foi ainda mais intenso. “Foi o mais luminoso dos últimos anos”, afirmou para a GZH. De acordo com Jung, há chances de que fragmentos do meteoro estejam no solo gaúcho, embora nenhuma parte tenha sido localizada até o momento.

LEIA MAIS:

Além disso, a origem do corpo celeste segue como um mistério. Os pesquisadores ainda analisam os dados captados pelas câmeras do observatório para tentar identificar de onde o meteoro partiu.

Meteoro explode e ilumina céu no Rio Grande do Sul: o que é um superbólido?

Astrônomos classificam os meteoros de acordo com a intensidade do brilho. Os chamados “fireballs”, ou bolas de fogo, são grandes e brilhantes. Já os bólidos se destacam por sua luminosidade ainda maior, pela trilha ionizada que deixam no céu e pela explosão rápida que ocorre ao entrarem na atmosfera.

No entanto, existe uma categoria ainda mais rara: os superbólidos. Esses meteoros apresentam magnitude aparente igual ou superior a -17. Para comparação, bolas de fogo costumam ter magnitude acima de -4, enquanto os bólidos alcançam -14. Isso significa que os superbólidos são extremamente visíveis e impressionam até mesmo os especialistas mais experientes.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!