Guerra na Ucrânia deve aumentar gasolina e alimentos no supermercado

O Brasil não tem relação neste conflito, mas são esperados reflexos econômicos que devem chegar até aqui, justo no momento em que a economia se recupera da pandemia

Siga a Agência GBC no Instagram

O mundo acordou incrédulo na última quinta-feira (24) com uma guerra entre Rússia e Ucrânia, na Europa. O Brasil não tem relação neste conflito, mas são esperados reflexos econômicos que devem chegar até aqui, justo no momento em que a economia se recupera da pandemia.

Há ainda um agravante do possível envolvimento dos EUA e outros países, o que pode significar que a China se posicione do lado da Rússia. A China e a Rússia dominam a produção mundial de agrotóxicos para o Brasil, por exemplo, além de eletrônicos. A pandemia mostrou que um problema na Europa, em um mundo globalizado, é um problema também no Brasil.

Sobre os impactos que a guerra entre estes dois países pode causar no Brasil, a Uirapuru conversou com o doutor em economia e professor da UPF , Julcemar Zilli. Conforme ele, são duas frentes a serem analisadas no que diz respeito ao prazo dos impactos chegarem até o Brasil. A primeira é a alta dos combustíveis, que deve chegar aos postos nacionais nas próximas semanas. Isso porque o barril do petróleo já passou dos 100 dólares. Aumentar a gasolina vai alimentar a inflação no Brasil, devido aos custos nos transportes que envolvem a produção.

O segundo cenário, daqui a 60 dias, trará a escassez de alguns produtos que vem da região em guerra para o Brasil. Serão produtos transportados por via marítima. Os navios que levam e trazem produtos vão simplesmente parar o fluxo devido à zona de guerra. Isso vai elevar o preço do trigo, aumentando o custo do pão, da farinha e derivados.

A ureia, produzida na Rússia e Ucrânia, já está sem cotação no Brasil e o preço vai subir. Isso se dá no momento em que o produtor rural começa a pensar na próxima safra brasileira e encomendaria a ureia, que não vai chegar ao Brasil tão cedo, elevando o custo de produção no campo. Somando o impacto da estiagem nas lavouras, a falta de produtos vindos da Ucrânia e Rússia e o aumento de combustíveis, o cenário é definido como de alta dos preços em pouco tempo no Brasil.

O economista lembra que os países em guerra também compram produtos brasileiros, que não serão entregues. Isso preocupa porque o ocidente vai sentir o próprio efeito das sanções comerciais que a Europa está querendo impor para a Rússia. Julcemar Zilli finalizou dizendo que a neutralidade do Brasil é importante neste momento para evitar um 2022 novamente em mau momento econômico, desta vez não pela pandemia, mas por uma guerra.

Guerra na Ucrânia

Quais os impactos da guerra na Ucrânia para nós: será que a gasolina vai subir? O que pode acontecer com os preços nos mercados? O Brasil tem chance de entrar na guerra? Para discutir o tema, o jornalista Bruno Lara conversa com o especialista em Relações Internacionais, Pedro Guedes, no programa Entrelinhas. (assista abaixo)

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!