CANOAS | Metroplan já multou a Vicasa por atrasos e ônibus estragados mais de 10 vezes em 2019

Foto: JL Balestrin/GBC

Da redação | A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) já multou a empresa Vicasa mais de 10 vezes em 2019. “Aplicamos autuações referentes a atrasos e falta de manutenção nos coletivos”, comentou um dos técnicos da Metroplan, Fábio Castillo.

Desde janeiro, a empresa vem reduzindo horários. As linhas de integração foram as mais afetadas e não circulam mais aos domingos. “Em algumas viagens os coletivos trafegavam com no máximo cinco passageiros o que não sustentava a linha”, afirmou Fábio. As mudanças também afetaram os usuários que precisam do transporte nos outros dias da semana. No sábado, por exemplo, a maioria das linhas só tem horários até às 15h.

Todas essas mudanças, segundo Fábio, fazem parte de um plano de reestruturação apresentado pela Vicasa. A empresa vem enfrentando graves problemas financeiros e não conseguia mais manter a qualidade do serviço. “Não era falta de veículos e sim de manutenção. Eles estão sem dinheiro para comprar peças, por exemplo”.

Porém, a Metroplan deu o prazo de 30 dias para que esse plano apresente resultados positivos. “O objetivo é dar um fôlego para que a Vicasa se recupere”, finalizou Fábio.

Mudanças

Após uma reunião com o prefeito Luiz Carlos Busato, a empresa voltou atrás, e, a partir do próximo final de semana (16 e 17), deverá flexibilizar a nova tabela, adicionando 28 horários aos sábados, com linhas como a Mathias Velho e Harmonia operando até a faixa das 23h, e as demais operando até a faixa das 19h.

No domingo, serão mantidos os horários, de hora em hora, das linhas intermunicipais Guajuviras e Mathias Velho via Rio Branco. Todas as tabelas horárias atualizadas, incluindo os itinerários, estão disponíveis no site da Vicasa.

Alternativa

Em um aviso colocado no site da empresa, a Vicasa reforça que durante o final de semana, os usuários devem procurar as linhas da Sogal que saem dos bairros em direção as estações de trem, para realizarem a integração por meio da bilhetagem eletrônica. Porém, muitos estão reclamando nas redes sociais dos horários dos trajetos municipais aos sábados e domingos.

A Secretária Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) de Canoas informou que estará estudando nos próximos dias, alternativas para um possível aumento de passageiros nos coletivos. A pasta ainda ressaltou que nenhum ônibus da Sogal será deslocado para suprir essa demanda e que assim, não haverá prejuízo nas linhas municipais.

Justificativas

Questionada, a Metroplan informou que nos últimos meses vinha recebendo diversas reclamações sobre a qualidade do serviço prestado.  Em novembro, a Vicasa foi notificada extrajudicialmente pelo órgão. “Estamos monitorando essas alterações para conseguirmos readequar os horários para melhor atender os passageiros”, ressaltou Danilo Landó que é diretor do Departamento de Transportes Metropolitano (DTM).

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!