CANOAS | Prefeitura instala Pontos de Entrega Voluntária para combater descarte irregular de resíduos

Foto: Derli Colomo Jr./Prefeitura de Canoas

Da redação | A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) iniciou a mudança nos locais que estão recebendo os Pontos de Entrega Voluntária (PEV), fazendo a limpeza, a revitalização dos espaços e colocando as caixas estacionárias. O projeto faz parte das etapas de implantação da Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil. A partir da sexta-feira (17), o descarte deve ser feito exclusivamente nos PEVs. A operação está sendo testada em 15 pontos da cidade. Numa segunda etapa, mais 15 locais receberão os PEVs.

Dentro do mapeamento da SMSU, Canoas possui 43 pontos críticos de descarte irregular de lixo. Desses pontos, foram escolhidos os 15 mais críticos da cidade para fazer o teste com as caixas estacionárias identificadas em verde e branco. Dentro delas podem ser depositadas resíduos verdes, como galhos de árvores, entulho da construção civil, móveis e madeiras. Todo o material será levado para o Distrito Industrial Jorge Lanner e passará por triagem.

Durante a instalação dos pontos na Rua Itamar Mattos de Maia, no Bairro Niterói, Osmar Adão Kulure, de 76 anos, acompanhou a colocação das caçambas com esperança que, em algum tempo, possa modificar a postura de quem descarta materiais no local. “A prefeitura vem, limpa e em menos de dez minutos alguém chega para sujar. Sempre que alguém encosta aqui para descartar, a gente tenta convencer a não deixar o lixo aqui. Dessa vez eu espero que funcione”, comentou.

Para o secretário municipal de serviços urbanos, Marcos Daniel Ramos, são iniciativas como a de Osmar que podem garantir o pleno funcionamento dos pontos. “Os PEVs só funcionam com a ação fiscalizadora dos moradores do entorno para auxiliar quem for utilizar os pontos, contribuindo também não colocando lixo doméstico, pois esse é recolhido pela coleta manual”, disse.

Os outros materiais que são facilmente encontrados nesses pontos de descarte, como os recicláveis, plástico, papel, papelão, eletroeletrônicos, lâmpadas, medicamentos, pneus e óleo de cozinha, por exemplo, devem ser encaminhados a um dos cinco ecopontos espalhados pela cidade, que funcionam das 8h às 18h. Os endereços podem ser conferidos aqui.

Locais dos Pevs:

1- Rua Curitiba com Rua São Paulo

2- Rua Curitiba com Rua Vacaria

3- Rua Curitiba com Rua Tapes

4- Rua Curitiba com Rua São Gabriel

5- Rua Arroio Grande, 195

6- Verdes Campos

7- Rua República com Rua Califórnia

8- Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga com Rua Augusto Pestana

9- Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga com Rua Machadinho

10- Rua Itamar Mattos de Maia com Rua Belém

11- Rua Ivanir José Pagliarini com Estrada do Nazário

12- Estrada Passo do Nazário em frete a Pecan

13- Rua Irmão Tiago com Avenida Hispânica

14- Avenida Antônio Frederico Ozanan com Avenida Imigrantes

15- Rua Dona Rosalina

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!