CANOAS | O que vai acontecer com as lojas do antigo Walmart no município? – Agência GBC

CANOAS | O que vai acontecer com as lojas do antigo Walmart no município?

Foto: Jaime Zanatta/GBC

Da redação | A marca Walmart vai deixar de existir no Brasil. A informação foi publicada na última segunda-feira (12) pela Agência GBC e confirmada pelo Advent, fundo de investimentos que comprou a operação brasileira da rede norte-americana. Aqui no Rio Grande do Sul, o a empresa era dona das bandeiras Big, Nacional, Maxxi Atacado, Sam’S Club e TodoDia. Agora, elas pertencem ao Grupo BIG.

Em Canoas, a rede tem uma unidade do Nacional Supermercados no bairro Niterói, uma do Maxxi no São Luís e duas do TodoDia nos bairros Guajuviras e Rio Branco. Até maio, havia uma unidade do BIG que foi fechada pelo Walmart. A justificativa para o encerramento das atividades foi o baixo lucro que era dado pela filial.

Leia mais:

Walmart vai voltar a se chamar Big em Cachoeirinha e Novo Hamburgo

Pela cidade e em todo o Rio Grande do Sul, conforme o Grupo BIG, não há previsão de novos fechamentos. Nos próximos meses, o Maxxi Atacado, deverá passar por reformas. “Com o objetivo de aumentar a participação no formato atacarejo, o Grupo Big deu início ao projeto do Maxxi Atacado, que abrange a mudança de posicionamento da marca, a transformação estrutural e tecnológica das 43 unidades em todo o Brasil, crescimento de 40% do sortimento e a conversão de 10 lojas de hipermercado em atacarejo. Dessa forma, a bandeira passa a ser uma unidade estratégica de negócios para a empresa nos próximos anos, com foco em consumidores e comerciantes”, diz o grupo em nota.

No Nacional, mudanças também serão vistas, mas não a curto prazo. A previsão da empresa é que os supermercados passem por reformas em 2020. Porém, a qualidade de atendimento e dos preços, serão alvos de mudanças já nos próximos dias. “Vamos melhorar o atendimento. Estamos colocando mais pessoas, em especial, na frente de caixa. Mexeremos no layout das lojas e aumentaremos o número de produtos, com foco em itens regionais. Em especial, alteramos a política de preços. Sai o “preço baixo todo dia” e entra o “preço de promoção””, disse o diretor da rede, Jorge Herzog. As duas unidades do TodoDia seguem funcionando normalmente.

Ainda há previsão de abertura de novas lojas. Porém, o Grupo BIG não confirmou se alguma inauguração será em Canoas.

Alterações na Região Metropolitana

No fim de 2016, anunciou que as lojas estavam sendo reformadas e mudando para o conceito e marca usados nos Estados Unidos. Sete lojas foram transformadas, entre elas uma em Cachoeirinha e outra em Guaíba. Para isso, o investimento foi de R$ 55 milhões. Hipermercados BIG viraram Walmart. A mudança também chegou à bandeira Nacional, com lojas que passaram a se chamar Walmart Supermercados. Eles ainda administravam unidades do.

Porém, com a decisão, agora vai acontecer o processo inverso. As lojas do Walmart Hipermercado em Cachoeirinha e Novo Hamburgo vão voltar a se chamar BIG ainda em 2019. No dia 12 de setembro, serão lançados onze hipermercados no Rio Grande do Sul. Já a marca Nacional vai predominar no Sul e no Sudeste, substituindo a bandeira Mercadorama até 2020. “A empresa optou por suas marcas regionais, que resgatam o vínculo emocional com os consumidores. As lojas de hipermercado Walmart nas regiões Sul e Sudeste passarão a se chamar BIG, enquanto no Nordeste, todos os hipermercados serão Big Bompreço”, ressalta o grupo em nota.

Além disso, o Grupo BIG informou que vai investir mais de R$ 1,2 bilhão na reforma de suas lojas nos próximos 18 meses. “As mudanças, no entanto, vão muito além das novas bandeiras. A empresa já está realizando mudanças efetivas na operação em todo o País, com a renovação das lojas, a ampliação de 30% do sortimento e uma nova estratégia comercial e de preços. Até junho de 2020, a expectativa é concluir a reforma de 100 hipermercados”.

Fechamento de lojas

O Walmart, antes de vender as operações, fechou diversas filiais pelo Rio Grande do Sul. Estão nesta lista: Big CanoasNacional da Gomes Portinho em Novo Hamburgo, de Bento Gonçalves, Taquara, e do bairro Lindóia em Porto Alegre. Ao todo, a conta ultrapassa o número de 15 unidades.

O que é o Grupo BIG

Presente no país desde 1995, o Grupo Big, ex-Walmart Brasil e Sonae Distribuição, opera hoje com cerca de 550 unidades e 50 mil funcionários em 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O Grupo é o terceiro maior conglomerado de varejo alimentar do Brasil.

São sete bandeiras entre hipermercados (Big e Big Bompreço), supermercados (Super Bompreço e Nacional), atacado (Maxxi Atacado), clube de compras (Sam’s Club) e lojas de vizinhança (TodoDia), além de postos de combustíveis e farmácias.

Agência GBC

Em Agência GBC, você encontra notícias de Canoas, da região e do RS, prestação de serviço, áudios, vídeos e muito mais.