20.4 C
Canoas
13 de dezembro de 2024

EDUCAÇÃO | Escolas estaduais da Região Metropolitana ganharão turno integral a partir de março

Foto: Divulgação/ Instituto Estadual de Educação Dr. Carlos Chagas

Secom RS | A partir de março, o Rio Grande do Sul vai contar com mais 12 novas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. O RS tem apenas um estabelecimento com esse perfil. O projeto, elaborado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), integra o Programa de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, do governo federal, e vai beneficiar 2.163 alunos.

O repasse inicial de R$ 4,3 milhões será destinado para aquisição de equipamentos (laboratórios, material esportivo, adequações dos espaços físicos), formação de professores e projetos pedagógicos. A ação foi anunciada pelo secretário da Educação, Ronald Krummenauer, na segunda-feira (19), durante a abertura do encontro que debate o modelo pedagógico a ser trabalhado pelas escolas selecionadas. O evento segue até quarta-feira (21), em Canela.

“Além de valorizar o conhecimento, é necessário que o aprendizado esteja conectado com o que o futuro do país exige para o seu desenvolvimento. É preciso entender as necessidades dos alunos e oferecer as ferramentas necessárias para a profissão que eles almejam”, destacou o secretário.

Para o coordenador-geral do Programa de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, Wisley João Pereira, a ideia é estabelecer ações conjuntas entre os estados que propiciem novas organizações curriculares para o novo Ensino Médio, compatíveis com as perspectivas da sociedade contemporânea e com os anseios dos jovens. “O Rio Grande do Sul terá muito sucesso na implantação do programa. Precisamos ajudar os adolescentes a concretizarem o seu projeto de vida”, explicou.

Transversalidade

Para a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação (Seduc), Sônia Rosa, é necessário construir um projeto pedagógico que integre os conteúdos e trabalhem com temas que privilegiem a criatividade dos estudantes. “Temos que entender o jovem como uma fonte de iniciativa de ações que pode assumir diferentes papeis. Por isso, é essencial que se trabalhe os temas transversais ao currículo. É a partir desse trabalho diversificado que o aluno desenvolve o seu potencial”, afirmou.

Escolas beneficiadas

Escola Estadual de Ensino Médio Itália (Porto Alegre)

Colégio Estadual Piratini (Porto Alegre)

Colégio Estadual A.J. Renner (Montenegro)

Instituto Estadual de Educação Sapiranga (Sapiranga)

Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari (Campo Bom)

Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza (Caxias do Sul)

Instituto Estadual de Educação Santo Antônio (Santo Antônio da Patrulha)

Escola Estadual de Ensino Médio Farroupilha (Bagé)

Instituto Estadual de Educação Dr. Carlos Chagas (Canoas)

Colégio Estadual José Loureiro da Silva (Esteio)

Escola Estadual de Ensino Médio Senador Salgado Filho (Alvorada)

Escola Estadual de Ensino Médio Setembrina (Viamão)

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!