MUNICÍPIOS | Sartori anuncia pagamento de R$ 128 milhões para Saúde

Foto: Luiz Chaves

Secom RS | O governador José Ivo Sartori anunciou nesta quinta-feira, durante a abertura da Assembleia de Verão da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), em Torres, que até o fim de fevereiro o governo vai pagar R$ 128 milhões de todos os recursos empenhados para a área da saúde dos anos de 2015, 2016 e 2017.

Sartori também assinou um decreto que institui a criação de um grupo de trabalho com a finalidade de analisar alternativas ao encontro de contas entre créditos e débitos do Estado com os municípios.

O governo também vai fazer o repasse sobre a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental, que dependia de dados do Ibama e já foi resolvido.

Sartori ainda garantiu a instalação do serviço de telemetria, que vai cobrir todo o RS e será útil na gestão de desastres naturais. Será viabilizada, por meio de pregão eletrônico, a compra de 160 novas estações automáticas, que ficarão localizadas em campos, perto de rios ou nas cidades para medir a quantidade de chuva ou o nível dos rios. Essas estações coletam informações a cada 15 minutos.

Dessa forma, a Sema consegue acompanhar as informações quase em tempo em real e identificar situações de estiagem ou cheias. Com as 160 novas estações, o Rio Grande do Sul passa a monitorar um total de 612 localidades.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!