Prefeitura de Canoas/Divulgação

FOTO: Prefeitura de Canoas/Divulgação

Da redação* | A próxima segunda-feira (30) será dia de ponto facultativo nas repartições públicas de Canoas e a terça (1º), feriado do Dia do Trabalhador.

Um dos setores em que haverá alteração no funcionamento será o transporte coletivo. Serão disponibilizados horários extras nas linhas que atendem a região do Parque Eduardo Gomes, após o encerramento da Festa do Trabalhador. A terça-feira será de passe livre nos ônibus da cidade.

Confira abaixo mais alterações no funcionamento de serviços municipais:

SAÚDE

– Samu: atendimento 24 horas.

– Teleagendamento: Não haverá atendimento.

– Hospital de Pronto Socorro (HPS): atende todos os dias, urgências, emergências e traumas (adulto e pediátrico) 24 horas (Rua Caçapava, 100, bairro Mathias Velho). Expediente normal.

– Hospital Universitário (HU): estará aberto normalmente, atendendo urgências obstétricas (gestantes) e ginecológicas, 24 horas (Avenida Farroupilha, 8.001, bairro São José). Expediente normal.

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: Abrem normalmente na segunda-feira (30) e fecham na terça (1º).

UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPAs):

– UPA Hugo Simões Lagranha/24h (Rua Cairu, 600, bairro Rio Branco): funcionará normalmente, todos os dias, 24 horas. Expediente normal.

– UPA Carlos Giacomazzi / 24h (Avenida Boqueirão, 2.900, Bairro Guajuviras) funcionará normalmente, todos os dias, 24 horas. Expediente normal.

– UPA 16 Horas Noroeste (Rua Caçapava, 201, bairro Mathias Velho) e UPA 16 Horas Sudeste (Rua 1º de Maio, 534, bairro Niterói) não funcionam no durante o período.

CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS)

As centrais do CAPS 24h irão funcionar normalmente durante o período.

FARMÁCIAS

Abrem normalmente na segunda-feira (30) e fecham na terça (1º), exceto a unidade da Santos Ferreira, que abrirá normalmente nos dois dias.

EDUCAÇÃO

Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs)  não terão aula na segunda (30) nem na terça-feira (1º).

Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) atendem normalmente em regime de plantão na segunda-feira (30) e fecham na terça (1º).

TRÂNSITO

Fiscalização: plantão 24h pelo telefone (51) 3425-7629 ou 156.

TRANSPORTE

Na segunda-feira (30), o transporte público convencional (ônibus) seguirá a tabela de horários de sábado. Já no dia 1° de maio, a tabela será a de domingo. O Sistema de Transporte Seletivo não terá alteração.

Para o encerramento da Festa do Trabalhador, estão previstos horários extras para as linhas Mathias Velho, Vila Cerne e Linha 03 Guajuviras, com saída a meia noite, todas da esquina da Rua Oliveira Vianna com a Rua Bartolomeu de Gusmão, passando pelo centro da cidade. A linha para o bairro Rio Branco sairá do centro às 23h55, com itinerário normal, passando pela Rua Bartolomeu de Gusmão.

TARIFA ZERO

Também na terça-feira (1°), terá passe livre nos ônibus da cidade.

CEMITÉRIOS

Os cemitérios municipais estarão abertos para visitas das 8h às 12h e das 13h às 17h, de sábado a terça. Para sepultamentos, o funcionamento será das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30. Já o setor administrativo, no caso de pagamento de jazigos e outras pendências, não abrirá durante todo o feriadão.

COLETA DE LIXO

A coleta de lixo domiciliar e conteinerizada será normal durante o feriadão. Na segunda (30) e terça-feira (1º).

SERVIÇOS URBANOS

Os serviços de capina, roçada, pintura de meio fio e varrição serão normais no dia 30. No dia 1° não haverá expediente. A Secretaria de Serviços Urbanos ficará de sobreaviso para casos de emergência.

DEFESA CIVIL

Regime de plantão pelos telefones (51) 9-936-895-16 / 9-923-789-22 / 9-932-257-64.

CULTURA

Biblioteca Pública: Fecha no sábado (28) e reabre na quarta-feira (2).

Praça da Juventude (Guajuviras): Irá promover atividades no sábado (28) e na segunda-feira (30).

Praça CEU (Rio Branco): Atendimento externo sábado das 8h às 18h, domingo, segunda e terça, das 12h às 18h.

Antiga Estação de Trem: Abre no sábado e no domingo das 9h às 18h. Nos outros dias, sem expediente.

Casa dos Rosa: Fechada durante o período.

Villa Mimosa: Abre no sábado e no domingo das 9h às 18h. Nos outros dias, sem expediente.

Hangar Cultural: fecha no sábado (28) e reabre na quarta-feira (2).

*Com informações da Prefeitura de Canoas