NOVO HAMBURGO | Nesta terça-feira tabela horária dos ônibus será de sábado

Com informações da PM Novo Hamburgo | A Prefeitura de Novo Hamburgo segue priorizando a manutenção dos serviços essenciais. As demais atividades permanecem sendo contingenciadas até a normalização da situação.

Nesta segunda-feira, 28, a prefeita Fátima assinou decreto de situação de emergência no sentido de agir de forma preventiva para manter, dentro do possível, os serviços essenciais à população. A medida é importante porque não há como precisar a duração e os efeitos da paralisação.

Confira os serviços afetados:

Saúde

Os serviços de saúde do município permanecem restringidos, seguem sendo priorizados os casos de urgência e emergência. O Hospital Municipal continua enfrentando problemas com o fornecimento de alguns insumos. No entanto, a administração se mantém contornando situações emergenciais.

O transporte de pacientes pela Secretaria Municipal de Saúde para Porto Alegre segue afetado e tem alguns deslocamentos cancelados, pois o combustível disponível permanece guardado para casos de extrema urgência.

Também há falta de profissional em algumas unidades de saúde por problemas no deslocamento. Por isso, a Prefeitura pede a compreensão em caso de atrasos e reforça a orientação para que a população procure atendimento apenas em caso de urgência.

As visitas domiciliares da atenção básica estão suspensas, assim como o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD/Melhor em Casa), exceto para os pacientes que necessitem de atendimento contínuo. As cirurgias eletivas, os atendimentos ambulatoriais e os transportes sem urgência também seguem restritos. As unidades de saúde continuam atendendo intercorrências. E a maternidade mantém seu atendimento normal.

A medida visa a economia de insumos, a fim de garantir a continuidade do atendimento de casos graves e emergenciais até a normalização do abastecimento.

Veja em quais situações buscar os serviços de emergência:

– Parada cardiorrespiratória, dor torácica intensa

– Coma, derrame, hemorragia

– Falta de ar intensa, crise asmática

– Convulsão, intoxicação, sangramento

– Fraturas, choque elétrico, luxação, entorse

– Dor intensa ou de início imediato

– Alteração súbita de comportamento, agitação ou desmaios

– Diabético com alterações

– Acidentes por animais peçonhentos

O Laboratório Municipal não atendeu pacientes externos nesta segunda-feira, 28. Exames eletivos e ambulatoriais serão retomados assim que a situação estiver normalizada.

O telefone da Farmácia Comunitária está com instabilidade em sua linha, sem previsão de manutenção.

A Unidade Básica de Saúde Santo Afonso está aberta nesta segunda-feira, 28, mas fechará às 19h.

Educação

A Secretaria de Educação informa que as aulas seguem suspensas na educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal de ensino de Novo Hamburgo na terça-feira, 29, data em que a situação será reavaliada.

Recolhimento de lixo

Novo Hamburgo segue mantendo em funcionamento a coleta de lixo nesta segunda-feira, 28. Mas a Prefeitura Municipal reforça o pedido de colaboração da população, especialmente com relação a questão do lixo domiciliar, para que só seja colocado nas lixeiras nos horários previstos para o recolhimento. Segue o alerta de que o desabastecimento de combustíveis ainda pode afetar a prestação do serviço.

Segurança

Todos os guardas municipais estão em operação nesta segunda-feira, 28. Já o patrulhamento com as viaturas continua sendo otimizado.

Transporte coletivo

Nesta segunda-feira, 28, todas as empresas (Hamburguesa, Courocap, Feitoria e Futura) estão utilizando a tabela de horários de ônibus de sábado, em todas as linhas, circulando somente no período entre:

– 17h30 às 20h30

Já nesta terça-feira, 29, todas as empresas (Hamburguesa, Courocap, Feitoria e Futura) utilizarão a tabela horária de ônibus de sábado, em todas as linhas, circulando nos períodos entre:

– 05h30 às 08h30

– 11h às 13h

– 17h30 às 20h30

Confira a tabela de horários no link (clique aqui).

É importante ressaltar que o transporte público está sendo impactado em virtude das reservas de combustível das companhias de transporte público estarem se esgotando. No entanto, com a gradativa liberação de abastecimento aos serviços essenciais, os horários de circulação poderão apresentar melhora, também gradativa.

Vale lembrar que caso o abastecimento de combustível seja restabelecido, os horários voltarão à normalidade.

Comusa

O abastecimento de água segue normalmente em Novo Hamburgo. A Comusa Serviços de Água e Esgoto recebeu os produtos necessários para o tratamento. As preocupações nesse momento para a autarquia são o deslocamento dos servidores até os locais de trabalho e a realização de consertos emergenciais.

Assistência Social

Os serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) nas URAS, CRAS, CREAS e Cadastro Único foram suspensos nesta segunda-feira, 28. Informações sobre o auxílio-funeral e outros benefícios concedidos pelos programas da SDS podem ser obtidos pelo telefone (51) 3527-1892.

O evento OCUPA URAS, que seria realizado na quarta-feira, 30, na Uras Roselândia, está cancelado.

Desenvolvimento Econômico

Os serviços da Agência Municipal de Emprego (AME) foram suspensos nesta segunda-feira, 28.

Rodoviária

O serviço de encomendas está temporariamente suspenso

Alguns horários de ônibus podem sofrer alterações e cancelamentos por parte das empresas. Entre em contato através do número (51) 3525.0990 para mais informações.

Cultura

Nesta segunda-feira, 28, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) no bairro Boa Saúde esteve fechado.

A oficina Projeções e distorções dentro de uma poética visual, que ocorreria nesta segunda-feira, dia 28, no Espaço Cultural Albano Hartz, no Centro de Novo Hamburgo, foi transferida. A Secretaria Municipal da Cultura (Secult) divulgará a nova data nos próximos dias.

Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários

Todos os serviços da Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários foram suspensos nesta segunda-feira, 28.

Esporte e Lazer I Educação

A etapa do Punhobol da Olimpíada Escolar 2018, que estava prevista para a quarta-feira, 30, foi transferida para o dia 06 de junho.

Em caso de mudanças no cenário, será emitido um novo comunicado por meio dos canais oficiais.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!