SAPUCAIA DO SUL | Prefeitura decreta situação de emergência e suspende aulas na rede municipal

Da redação* | A Prefeitura de Sapucaia do Sul decretou, na tarde desta segunda-feira, 28 de maio, estado de emergência, em função da crise de desabastecimento decorrente da paralisação nacional dos caminhoneiros. O anúncio foi feito pelo prefeito, Dr. Luis Rogério Link, depois de uma avaliação da situação dos serviços públicos do município, em reunião com todos os secretários de governo. Além da suspensão das aulas na rede municipal (EMEIs e EMEFs), até que a situação se normalize, e das cirurgias eletivas no Hospital Getúlio Vargas, o prefeito anunciou algumas medidas que o município está tomando para enfrentar essa situação.

No encontro, o prefeito destacou que o momento é de excepcionalidade, mas que o município está empenhado para que os serviços essenciais sejam mantidos. A Prefeitura garantiu combustível, até o final desta semana, para os veículos da saúde, como ambulância, Samu e hospital, e também para os da Segurança, a fim de manter o funcionamento do trabalho da Guarda Municipal.

SAÚDE –Todas as Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas nos próximos dias. Acontecerá, apenas, a suspensão do terceiro turno das unidades da Fortuna e da Cohab Blocos.

HOSPITAL – O Hospital suspendeu apenas as cirurgias eletivas, os demais serviços continuam funcionando.  Porém, para garantir o pleno atendimento de serviços essenciais, de urgência e emergência, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas pede que a população procure o Hospital Getúlio Vargas somente em caso de necessidade imediata. 

ESCOLAS – As aulas nas escolas municipais estão suspensas a partir desta segunda-feira, 28 de maio, e só retornarão quando a situação estiver estabilizada. A medida foi tomada em função da falta de combustível que afeta o transporte coletivo e também, porque a maioria dos professores mora em outros municípios. Todos os dias parados serão posteriormente compensados.

COLETA DE LIXO – A coleta de lixo está mantida normalmente nos próximos dias, tanto a coleta domiciliar, como a seletiva.

ÔNIBUS – A Real Rodovias funcionou normalmente nesta segunda-feira, apenas com a tabela de horário de sábado. O mesmo acontecerá amanhã, quando os coletivos circularão também com horários de sábado.

MOBILIDADE URBANA –  Apenas o setor de iluminação pública está sendo afetado. A troca e manutenção de lâmpadas será suspensa, em função de que o material não está chegando na empresa terceirizada.

ESPORTE – As atividades do Projeto Escolinhas Comunitárias serão suspensas, devido a dificuldade de deslocamento das crianças participantes.

*Com informações da PM de Sapucaia do Sul

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!