CANOAS | População pode se vacinar contra gripe durante campanha até sexta-feira

Foto: Imagem ilustrativa

Da redação | O Ministério da Saúde (MS) anunciou a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe até o dia 22 de junho. A intenção é aumentar o percentual de imunizados. Em Canoas, a cobertura vacinal já atinge 81,24% dos grupos prioritários, índice superior à média nacional. Para reforçar a imunização dos cidadãos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas decidiu liberar as doses remanescentes para toda a população. A partir de segunda-feira (18), todos os cidadãos que procurarem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) receberão a imunização gratuitamente.

Dados da Vigilância Epidemiológica da cidade apontam que 83.724 integrantes dos grupos prioritários já foram imunizados. O grupo com maior procura é o dos idosos, que já ultrapassou o número estipulado pelos órgãos de saúde pública. Por outro lado, apenas metade das crianças com até cinco anos foram levadas a alguma unidade de saúde para receber a vacina.

A Prefeitura de Canoas reforça à população sobre a importância das crianças de 6 meses até 5 anos de idade tomarem a vacina contra a gripe. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lembra aos pais que não precisam ter medo das crianças receberem a vacina, pois ela é inativada, ou seja, não contém vírus vivo. Portanto, não há riscos da pessoa desenvolver a doença através da imunização. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as crianças são as principais transmissoras da Gripe, pois podem eliminar os vírus por até três semanas. A inclusão deste grupo prioritário na vacinação é uma das medidas mais eficientes para reduzir a circulação da gripe na comunidade em geral.

Quem deseja receber a vacina contra a gripe pode ir a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Canoas. Elas funcionam das 8h às 17h.

Com informações da Secom Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!