FOTO: Derli Colomo Jr./Prefeitura de Canoas

Da redação* | Faltando poucos meses para a 5ª edição do Prefeitura Mais Perto, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Guajuviras já tem parte das melhorias em sua estrutura física em andamento. Sede da próxima edição do programa, a instituição de ensino apresenta grande necessidade de intervenção em sua estrutura já que, segundo a comunidade escolar, nunca passou por uma reforma desde que foi fundada, há 30 anos.

A escola passará por melhorias como: Pintura externa, renovação da fachada, fechamento parcial da quadra e caminho coberto entre as dependências da escola, revisão elétrica interna, consertos, adequações e instalações hidráulicas, conserto das calçadas nas entradas da escola, conserto do telhado, reforma dos banheiros masculino e feminino e troca de portas e fechaduras.

A EMEF Guajuviras, que tem quatro alunos cadeirantes, terá sua capacidade de acessibilidade ampliada. Atualmente, as rampas dão acesso restrito aos alunos com dificuldades de locomoção. A partir das melhorias realizadas pelo Prefeitura Mais Perto, estes estudantes terão como circular por todas as áreas da escola. O investimento total da Prefeitura de Canoas na melhoria e modernização da estrutura física da escola é superior aos R$ 800 mil.

Derli_Colomo_Júnior_0011 (1)
FOTO: Derli Colomo Jr./Prefeitura de Canoas

Até a realização da 5ª edição do Prefeitura Mais Perto, a escola ainda vai receber diversos reparos pontuais. Ao final dos trabalhos, estudantes, professores e comunidade terão uma escola mais estruturada, confortável e bonita.

Para o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, o programa tem como principais características a grande reforma da escola e os diversos serviços oferecidos. “A cada edição do Prefeitura Mais Perto, deixamos um legado em termos de infraestrutura para a escola sede. Além disso, levamos todos os serviços da prefeitura para dentro dos bairros, como ações de saúde, diálogos de conscientização, cortes de cabelo gratuitos, atividades culturais que integrem a população local e atendimentos de órgãos como o Procon e a Central de Atendimentos ao Cidadão (CAC)”, explica Busato.

Investimentos

O Prefeitura Mais Perto, um dos programas de maior sucesso da atual gestão, trouxe obras e manutenção física para quatro escolas municipais, com investimento superior a um milhão de reais. As EMEFs Professor Thiago Würth, Carlos Drummond de Andrade, doutor Nelson Paim Terra e Pernambuco receberam obras de pintura, manutenção hidráulica, elétrica, renovação de pracinhas, remodelação de banheiros e melhorias em quadras esportivas. Além destas ações nas instituições de ensino pelas quais passou, o programa ainda proporcionou o acesso a exames e consultas de saúde, cadastro em programas sociais, confecção de documentos e encaminhamento para vagas de emprego e diversos outros serviços gratuitos para alunos e comunidades. Em todas as edições, foram mais de 48 mil canoenses beneficiados com algum tipo de atendimento.

*Com informações da Prefeitura de Canoas