FOTO: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação* | Não faltaram lágrimas de felicidade e nem palavras de agradecimento para os 53 idosos que encerraram hoje mais um ciclo em suas vidas. Na última sexta-feira (28), ocorreu a cerimônia de formatura da primeira turma do Programa Gerações, projeto da Prefeitura de Canoas que oferece capacitações gratuitas para idosos, inédito em todo o país.

Em agosto de 2017, quando foi lançada a proposta, não era possível imaginar todos os resultados positivos que a ação iria proporcionar aos seus participantes. O objetivo de promover mudanças na realidade dos idosos, incentivando a qualidade de vida, inclusão social, digital, capacitação para o mercado de trabalho e geração de renda, foi atingido com sucesso. Além disso, segundo os próprios alunos sorteados, as expectativas foram mais que superadas e uma verdadeira família se formou durante os seis meses de execução do programa.

No total, a primeira fase do Gerações registrou, aproximadamente, 700 inscrições. Desse total, 60 vagas foram sorteadas, 29 para idosos com renda de até dois salários mínimos, 29 para os que não possuíam renda e duas vagas destinadas a idosos com deficiência. Desses, 58 concluíram todas as etapas da formação e 53 participaram da cerimônia de formatura.

A metodologia aplicada no programa contou com aulas teóricas e práticas. Foram trabalhadas questões como o uso de tecnologias; valorização pessoal; noções básicas da língua portuguesa, escrita e oralidade; relações interpessoais no trabalho; responsabilidade socioambiental; atendimento humanizado e recepção ao público. As aulas teóricas foram ministradas através de contrato com o Senac de Canoas. Já as práticas ocorreram nos espaços da administração pública, onde os idosos foram orientados por servidores destinados para a função de supervisão. Além disso, pela prestação dos seus serviços, os alunos receberam uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 727, além de uniformes e materiais como cadernos, lápis, canetas e pastas.

O prefeito Luiz Carlos Busato, idealizador do programa, não conteve as lágrimas ao expressar a sua felicidade. O envolvimento de todos para que tudo ocorresse da melhor forma possível foi enfatizado pelo prefeito. “Esta cerimônia nos traz um misto de sentimentos. Alegria, orgulho, tristeza pela despedida das atividades. Mas a sensação de dever cumprido é o maior desses sentimentos. Toda a equipe envolvida está de parabéns, pois executaram este programa com maestria e muita competência”, destaca o prefeito.

A vice-prefeita, Gisele Uequed, ressaltou a persistência de todos os participantes desta primeira edição. “Os idosos que hoje completam mais um ciclo de experiências em suas vidas mostram para todos nós o quanto são importantes e indispensáveis para o desenvolvimento de todo o país. São pessoas ativas que muito ainda podem contribuir para a sociedade”, enfatiza Gisele.

Escolhido para ser o representante da turma, o senhor José Ribeiro, aposentado de 65 anos, fez questão de agradecer a todos os professores que, durante os seis meses, transferiram os seus conhecimentos para eles. “Aqueles que estiveram ao nosso lado, cada um com o seu jeitinho especial, reacenderam em nós a vontade de viver e de continuar a nossa trajetória de vida. Nos fizeram acreditar que nós idosos ainda somos capazes de ir adiante, de conquistar novos objetivos. Chegou o momento de realizarmos todos os nossos sonhos”, emociona-se José.

Gerações 2019

No próximo dia 31 de outubro, a Prefeitura de Canoas abrirá uma nova seleção para o Programa Gerações. Da mesma forma, serão sorteados 60 idosos para início das aulas em março de 2019. Os detalhes das inscrições serão divulgados em breve.

*Com informações da Prefeitura de Canoas