PME Divulgação esteio

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Esteio

Da redação | Uma denúncia anônima realizada na manhã desta quarta-feira (17) salvou um cavalo que era vítima de maus tratos, no bairro Parque Primavera, em Esteio. Integrantes da Patrulha Integrada de Proteção Ambiental (Pipa) flagraram o ato criminoso do proprietário contra o animal e o encaminharam para a Delegacia Policial de Pronto Atendimento (DPPA) de Canoas, onde responderá por maus tratos a animais.

Conforme a coordenadora do setor de Bem estar Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Luciana Baretta, o cavalo foi levado para o Hospital Veterinário da Ulbra, em Canoas, onde foi constatado que o animal está debilitado, por não receber alimentação e água há vários dias. “Aqui na Ulbra ele já recebeu até um novo nome: Bento. Ele passará por uma bateria de exames e análises para saber o seu quadro de saúde. Após o tratamento adequado e melhora no quadro de saúde do animal, será encaminhado para a adoção”, explicou.

Em julho deste ano, o Município firmou uma parceria com o Hospital Veterinário da Ulbra. Essa cooperação permite realizar atendimentos preventivos e emergenciais de equinos em situações de vulnerabilidade de Esteio, a partir de demandas solicitadas por esteienses através da Ouvidoria (0800-541-0400) e pelo aplicativo Fiscale.vc (disponível para download gratuito nos sistemas Android e IOS nas lojas Google Play e App Store).

Ainda em julho, o primeiro animal recolhido nessa situação recebeu os atendimentos necessários e foi encaminhado para adoção, feita por uma comunidade terapêutica em Portão.

A Secretaria ressalta que não recolhe os animais. Os equinos que apresentam riscos de vida são levados para o Hospital e, após curados, retornam para os donos, caso não seja constatada a situação de maus tratos ou abandono.

A pasta também abriu um banco de dados de adotantes de cavalos abandonados. Interessados devem entrar em contato com Departamento de Bem-Estar Animal pelo número (51) 3433-8180.