CANOAS | Pela primeira vez, cidade recebe mostra internacional de filmes de animação

Da redação | Canoas entrou no roteiro de comemoração do Dia Internacional da Animação. A partir desta sexta-feira (26), o município será uma das sedes brasileiras da mostra de curta-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. Com sessões descentralizadas e gratuitas, o evento, inédito na cidade, segue até sábado (27). Além da mostra principal, também serão promovidas mostras paralelas de cinema na Praça CEU, com a presença de algumas escolas do município, e na ONG Transformando Dor em Amor. O evento contou com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (SMTC) da Prefeitura de Canoas.

“Além da cessão dos espaços públicos, nossa equipe apoiou com o fornecimento de estrutura própria para a realização do evento, sem custos aos cofres da Prefeitura. É a primeira vez que uma mostra audiovisual deste estilo vem para Canoas. É, portanto, uma oportunidade rica de difusão cultural na cidade”, afirma o secretário da Cultura e do Turismo, Mauri Grando.

Na sexta-feira, o evento será realizado na Praça CEU, no bairro Rio Branco, e terá como alvo o público infantil. As sessões serão realizadas nos turnos da manhã e tarde. Algumas escolas municipais irão até o local para assistir às projeções de curtas de animação infantil.

No sábado, a mostra paralela desembarca na ONG Transformando Dor em Amor, também no bairro Rio Branco. No fim do dia, ocorre a mostra oficial, que será na Villa Mimosa. Os filmes serão rodados das 19h às 21h, com exibição dos curtas-metragens selecionados para mostra nacional e internacional. Após exibição dos curtas, haverá um painel de discussão sobre animação. Para ver quais serão os filmes reproduzidos, acesso o site oficial do evento.

O evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), em alusão ao Dia Internacional da Animação (DIA), que é comemorado no dia 28 de outubro. É o maior evento de exibição simultânea do país. A comemoração também acontece em dezenas de países, como Estados Unidos, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, celebrando a data em que ocorreu a primeira exibição de imagens animadas no mundo.

Confira a programação completa:

Mostras Paralelas

Sexta-feira (26)

Praça CEU – Complexo cultural e esportivo Mahatma Gandhi (Rua Montenegro, 1058 – Rio Branco)
Das 8h às 9h30min – Sessão 1 – Mostra infantil
Das 10h às 11h30min – Sessão 2- Mostra infantil
Das 14h às 15h30min – Sessão 3 – Mostra infantil

Sábado (27)

Mostras Paralelas

Espaço da ONG “Transformando Dor em Amor (Rua 13 de maio 227, Rio Branco)
Das 10h às 11h30min – Mostra Infantil

Mostra Oficial

Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270- Centro)
Das 19h às 21h – Mostra Nacional e Internacional
Das 21h às 22h – Painel sobre “Animação para todas as idades”, que contará com a presença de profissionais da área.

Secom Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!