Polícia Civil

Foto: Polícia Civil/ divulgação

Da redação |Agentes da Polícia Civil desencadearam nesta quinta-feira (14) a Operação Mater, com objetivo de cumprir a mandados de prisão, busca e apreensão em Porto Alegre e região metropolitana. A força-tarefa visou combater em especial os crimes contra a vida, crimes patrimoniais, a violência doméstica e o tráfico de drogas.

Na parte da tarde, ação já contabiliza 68 pessoas presas e sete adolescentes apreendidos. Dez armas de fogo, maconha, cocaína, crack, ecstasy e quatro veículos também foram apreendidos.

VIAMÃO

Um indivíduo foi preso em flagrante, por meio da 2ª DP de Viamão, depois de cumprimento de mandado de busca e apreensão. A ação ocorreu após denúncias de que um homem estaria ameaçando moradores na região do bairro Sepé Tiarajú com arma de fogo. Com ele foram apreendidas uma espingarda calibre 12 e uma carabina calibre 32, além de uma espingarda de pressão, um cano de espingarda calibre 12 e insumos para fabricação de munição de armas de fogo (espoletas, pólvora e cartuchos deflagrados). Ele foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. 

Também em Viamão, um casal foi preso preventivamente em ação da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) em conjunto com a 1ª DP do município. Os dois são suspeitos de tentativa de homicídio de dois vizinhos. Na ocasião da prisão, o filho de 11 anos deles foi encaminhado ao Conselho Tutelar, por situação de negligência e precariedade de higiene. Durante as buscas, os policiais encontraram fezes e urina de animais pela casa, assim como lixo acumulado no local.

ALVORADA

Um homem de 31 anos foi preso por descumprimento reiterado de medidas protetivas de urgência estabelecidas em favor da ex-companheira. Ainda na cidade, ocorreram mais duas prisões, uma de um homem de 71 anos contra o qual havia um mandado de prisão civil, e outra de um indivíduo de 33 anos por porte ilegal de arma de fogo, com mandado de sentença definitiva em seu desfavor. Além das prisões, os policiais da região apreenderam um revólver Smith & Wesson calibre 38, cujo registro encontra-se vencido, 13 projetis cal. 38 e munição antiaérea .50.

CACHOEIRINHA

Um indivíduo de 21 anos foi preso por roubo a estabelecimento comercial, em março de 2018, e fevereiro deste ano. A ação foi realizada em cumprimento a mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva. Durante os crimes foram subtraídas quantidades em dinheiro, computadores e outros pertences das vítimas. Com o preso, foram apreendidos simulacros de armas de fogo.

O nome “Mater” vem do Latim, significando proteção.