Foto:
Da redação | A Prefeitura de Novo Hamburgo confirmou um caso de meningite viral. A doença atingiu um aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, em Lomba Grande, na Zona Rural.
Conforme a Prefeitura, a criança está hospitalizada e se encontra fora de perigo, sem risco de óbito. A identidade do aluno não foi divulgada. No caso da meningite viral, não há a recomendação de uso de medicamentos ou vacinas. De acordo com a Gerência de Vigilância em Saúde, o procedimento é aguardar, neste momento, que o próprio vírus deixe o organismo.
Sintomas
Os primeiros sinais de meningite, quando manifestados, são facilmente confundidos com os sintomas típicos da gripe. Eles geralmente aparecem de algumas horas até dois dias após a infecção.
– Febre alta repentina
– Forte dor de cabeça
– Pescoço rígido
– Vômitos
– Náusea
– Confusão mental e dificuldade de concentração
– Convulsões
– Sonolência
– Fotossensibilidade
– Falta de apetite
– Rachaduras e presença de manchas vermelhas na pele.
Bebês recém-nascidos portadores de meningite também podem apresentar febre, dor de cabeça, vômitos, confusão, rigidez corporal, moleira tensa ou elevada e inquietação. Às vezes, apenas irritabilidade em crianças ou choro fácil, diferente do normal, pode ser um indício de uma meningite.
Prevenção
Meningite é geralmente resultado de contágio entre duas pessoas. Vírus e bactérias causadores da doença podem ser transmitidos via tosse, espirro, beijo ou compartilhamento de itens pessoais. Por isso, é importante evitar ficar muito próximo a pessoas portadoras de meningite.
Além disso, seguir algumas medidas básicas ajudam a prevenir a doença. Veja:
– Lave sempre as mãos. Elas são a principal porta de entrada para muitas doenças
– Não compartilhe itens de uso pessoal com outras pessoas, como cigarro, copos ou escovas de dente
– Permaneça sempre saudável, com sistema imunológico funcionando corretamente
– Ao tossir ou espirrar, cubra a boca.